Saturday, December 31, 2011

Como Celebrar o Revellión

reveillon-2012Este ano, na virada do ano, como nos anos anteriores, muita coisa triste vai acontecer... a criminalidade vai aumentar... Haverá mais homicídios do que em outros dias, haverá mais acidentes do que em outros dias, haverá mais estupros que em outros dias – tudo porque muitas pessoas não sabem como celebrar o novo ano, e, alguns literalmente não o adentram, por que morrem, devido à irresponsabilidade própria ou de outros.

Na celebração da Passagem de Ano há um misto de nostalgia com esperança. Quem sabe saudades do ano que se encerra e uma expectativa pelo ano que se inicia. Os pessimistas, claro, nunca têm nada para agradecer do ano que passou e já predizem coisas ruins para o ano que se aproxima. Graças a Deus que eles são a minoria. A maioria das pessoas tem motivos para celebrar... Mas, por favor, celebremos com alegria, mas também com comedimento, para que a alegria descontrolada não se torne irresponsabilidade e traga com ela tragédias, com tristezas para muitos.

Eis aqui alguns conselhos úteis que a experiência nos ensina em como celebrar este Revellión:

1. Não Beba e Dirija – Se você pretende se embebedar, por favor, deixe o seu carro em casa, ou, antes de começar a beber, entregue a chave para alguém que não beba (pague alguém, se necessário) e que o leve de volta para casa no fim da festa. Lembrem-se, bebida e direção é uma péssima combinação é certeza de risco e muitas vezes termina em tragédia.

2. Não Carregue Armas-de-Fogo – as quais você não deveria ter de qualquer maneira. Muitos homicídios no Ano Novo ocorrem por que pessoas se embebedaram, tiveram acesso a armas-de-fogo e a usaram em um momento de raiva... Aí temos outra combinação trágica: bebidas, brigas e armas de fogo. Para se manter fora de problemas, não carregue qualquer tipo de armas.

3. Não Se Envolva Em Brigas e Discussões – Muitos relacionamentos são quebrados nas festas de fim de ano, muitas vezes tomando muito tempo para serem restaurados, às vezes, anos. Lembre-se que celebrar não quer dizer provocar. Não provoque brigas e não se sinta provocado... Não há o ditado, “quando um não quer, dois não brigam”? Pois seja você esse um que não provocará brigas e não se sentirá provocado.

4. Não Se Torne Uma Vítima – No fim de ano, devido a drogas e bebedeiras, muitos jovens, e mesmo adultos, tomam decisões da quais podem se arrepender pelo resto de suas vidas... Esposos e esposas podem aceitar uma oportunidade para trair um relacionamento de muito de muitos anos... Moças podem se entregar sexualmente a pessoas que conheceram somente horas atrás e muitas se engravidam em ocasiões como estas... Moços podem aceitar convite para “provar” um cigarro de maconha, um dose de cocaína, ou qualquer outra droga. Muita infelicidade pode ser evitada se você tomar a decisão de não tornar-se uma vítima neste Revellión.

Uma boa maneira de passar o Ano Novo é na Igreja, junto com a sua família e irmãos. Se passar a virada do ano com amigos e parentes, se contenha para que os parentes continuem sendo amigos e os amigos tão chegados como os parentes...

E, não se esqueça de agradecer a Deus pelo novo ano que se avizinha. Afinal é Ele quem a todos dá vida; então agradeça a Ele e Lhe peça direção para o ano que entra.

Se você seguir estes conselhos, certamente você terá feito tudo para ter um bom Revellion!

Feliz Ano Novo a Todos!

Rev. Jose Oliveira, M.Div.

Diretor do Illinois Theological Seminary, Instituto Teológico Simonton.

http://indepthseminary.webs.com

http://simonton.atwebpages.com

No comments:

Post a Comment