Friday, December 9, 2011

Combinando Sua Vocação Secular com o Seu Chamado Ministerial


Existe muito radicalismo nessa matéria de ministério sagrado e ocupação secular.
Para começar, vamos logo dizendo que fazer uma tal divisão não parece saudável. Nossa vida é uma só. Não a podemos dividir em sagrada e secular. Todos, sejam chamados ao ministério ou não, devem ser cooperadores na obra de Deus e viver uma vida digna dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Pastor não tem obrigação de ser mais santo do que ninguém na Igreja. Todos devem ser consagrados a Deus, cada um de acordo com a sua maturidade espiritual.
Na própria vida de nosso Senhor Jesus Cristo, vemos que ele se ocupava de um ofício comum, carpintaria, até o dia em que sentiu o chamado de Deus para iniciar o seu ministério público. Poucas são as pessoas como Samuel que teve consciência do seu chamado profético ainda quando criança. Na maioria dos casos, os filhos de Deus são chamados para se ocupar do ministerio a partir da adolescência. Alguns são chamados mesmo quando estão na meia-idade ou já na terceira-idade. Sempre é tempo de servir ao Senhor!
Algumas pessoas são chamadas para o ministério sagrado de tempo integral, outras de tempo parcial, ou, onde combinam o secular e o sagrado. Ha muitos doutores, advogados, engenheiros, contadores e de todas as profissões que foram chamados ao ministério sem a necessidade de abandonarem o seu trabalho secular.
Às vezes, um ofício secular é instrumental ao ministério. Paulo, por escolha própria, era um “fazedor de tendas” de onde buscava o sustento financeiro para suas necessidades pessoais e suas viagens ministeriais. Muitas vezes o trabalho secular sustenta o trabalho ministerial. Há pessoas que são muito bem sucedidas no seu trabalho secular que trabalham gratuitamente para Igreja, podendo assim a Igreja investir ainda mais em evangelização, missões e acões sociais.
Cada caso é um caso. Não sei qual é o seu caso. Se você está sendo chamado para um ministério de tempo integral ou parcial. Se se dedicará somente ao ministério sagrado ou se paralelamente cuidadrá de assuntos seculares igualmente. Talvez nem mesmo você saiba a essa altura. Quem sabe por períodos em sua vida, voce será um ministro de tempo integral e, em outras, de tempo parcial. O importante é que você ouça o chamado de Deus, responda e o exerça com a maior dedicação do seu coração.
Estudar online pode ser uma boa opção se você atualmente está trabalhando para o sustento seu e ou de sua família. O estudo online, pode ser desepnhado no conforto de sua casa, no aconchego de sua família. Talvez você não possa, como muitos outros, deixar tudo e se internar em um seminário para os seus estudos teológicos, com eu fiz muitos anos atras, em minha juventude. Examine o seu coração. Escute a voz do Espírito de Deus em seu coração e siga a orientação divina.
Se estudar online for uma boa opção para você, considere a nossa escola, o Instituto Teológico Simonton. Para maiores informações dirija-se a:
http://simonton.atwebpages.com/
Rev. Jose Oliveira, diretor.

No comments:

Post a Comment