Saturday, December 24, 2011

Na Noite Antes do Natal…

feliz%20natal%20(10)

Pelo Rev. José Oliveira, M.Div.

Se fizermos uma comparação entre a maneira como pessoas passam a véspera de Natal nos dias de hoje e como a Santa Família passou o dia antes do nascimento do menino Jesus, vamos encontrar algumas similaridades que nos ajudam a refletir em como contextualizamos o Natal em nossas vidas.

Na noite antes do Natal...

As Pessoas Estavam Viajando

Nunca, em outra época do ano, as pessoas viajam como época das festas de fim de ano. Além de culminar com dois feriados importantes, Natal e Ano Novo, é também época de férias escolar e profissional. Contudo, a maioria das pessoas nesta época viaja com o propósito de passar o natal com parentes e entes queridos.

Naquele dia que precedeu o primeiro Natal, Maria e José também estavam viajando pela Palestina, de Nazaré, onde viviam a Belém, onde deveriam se inscrever para o Censo Romano. Maria, grávida, enfrentava as dificuldades das estradas precárias daquele tempo, na companhia do seu atencioso esposo. Mal sabiam eles que ao fazerem isto estavam cumprindo uma palavra profética de vários séculos antes, a respeito do Salvador que haveria de vir ao mundo:

“Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” Miquéias 5:2.

As Pessoas Estavam Buscando um Lugar para Ficar...

Ao chegarem a Belém, a cidade estava cheia com visitantes que, como Maria e José, haviam ali vindo para registrar-se no Censo Romano. E os evangelhos registram em uma nota singela: “ e não havia lugar para eles na estalagem” Lucas 2:7.

Em nossos dias, devido aos muitos visitantes na época natalina, muitos hotéis se vêem com sua quota de hospedagem toda ocupada, tendo que rejeitar muitos viajantes. Mas, raros, ou inexistentes, são os casos em que pessoas têm que dormir na estrebaria junto aos animais, por não haver lugar para elas nas estalagens locais.

Contudo, muito mais comum é a realidade que, nestes tempos das Festas, muita gente vai passar a noite nas ruas, não estar celebrando em meio a bebedeiras, mas por não ter casa, família ou amigos para onde ir. Nesta noite antes do natal, como aquele casal do primeiro natal, muita gente se verá desacolhida, sem lugar pra ficar, sem lugar para ir, sem lugar para dormir.

As Pessoas Estavam Tentando Ser Bons Cidadãos...

Maria e José estavam viajando porque havia um Decreto do Imperador que cada pessoa deveria ir registrar-se em sua cidade natal. Daí estarem se dirigindo a Belém, a cidade onde nascera José, provavelmente. Mesmo sendo contra-indicado para uma mulher grávida, como Maria, locomover-se longas distâncias dias antes de dar à luz, o casal, ciente e obediente ao seu dever civil, apesar das dificuldades, se dirigiu a Belém.

Neste dia antes do Natal, em nossos dias, há muita gente também preocupada com o desempenho de seus deveres com o governo. Mais um ano fiscal se encerra, empregadores de pequenas e médias empresas fazem seus cálculos para ver se poderão pagar o décimo-terceiro salário aos seus empregados; empregados sentam-se à mesa, em casa, reunindo seus papeis e fazem cálculos se terão dinheiro para pagar o Leão, tão logo as Festas se acabem e o novo ano adentre. Na noite do Natal, muita gente vai dar-se conta que, depois da celebração do Natal, a vida continua, na luta de ser um bom pai, filho, irmão, enfim um bom cidadão.

Na noite antes do Natal, nossas vidas, de alguma maneira, se assemelham à vida daquele casal do primeiro Natal. Contudo, quem sabe neste ano nos lembremos que na Véspera de Natal, celebramos com expectativa, a vinda do Salvador, Cristo, que neste Natal quer nascer de novo em nossas vidas e fazê-las de novo novas, para vivermos em novidade de vida no Ano Novo que se aproxima.

Feliz Natal a Todos!

http://itsimonton.tripod.com

No comments:

Post a Comment