Tuesday, December 20, 2011

Que Vontade de Evangelizar!

evangelizeFoi no começo de minha vida Cristão, naqueles tempos quando minha espiritualidade estava fervendo alto e não podia ser contida. Ebulia e transbordava por todos os lados. Naqueles tempos, sem muito conhecimento teológico, mas ardendo em fé, algumas vezes dava uma vontade imensa de compartilhar o evangelho com alguém, não importava quem!
Nos meus 17 anos era difícil de arrumar emprego, pois era a época em que os jovens estavam prontos para servir no Exército, em nossa cidade de Jaú-SP, era o famoso “Tiro de Guerra”. E porisso, nesse tempo, lá estava eu, desempregado e com muito tempo em minhas mãos para exercitar a minha espiritualidade. Muitas vezes eu varava as noites lendo a Bíblia, livros devocionais e orando. O resultado era que a um certo momento toda aquela inspiração acumulava dentro do coração e eu tinha que falar a alguém. Numa dessas madrugadas esse desejo era tão forte que me levou à rua em busca de alguém para compartilhar o amor de Deus. Mas quem eu poderia encontrar às duas da madrugada? Somente bêbados… e os guarda-noturnos! Sim, eu ouvi o apito de um guarda-noturno. Não podia estar muito longe e fui ao encontro dele. Quando me aproximei, o senhor de meia-idade ficou meio ressabiado, pensando eu lhe queria mal. Mas tranquilizou-se quando começei a falar e percebeu que a minha conversa era de paz. Ja não lembro o nome nem a feição daquele homem, mas naquela noite eu matei minha vontade de evangelizar! Falei a ele do grande amor de Deus e como ele estava mudando a minha vida. Os resultados não sei, e talvez nunca saiba, mas a mim, me fez sentir muito bem.
Alguns meses depois, decidi fazer da evangelização algo sempre disponível quando se apresentasse a oportunidade. Alguém havia me dado naqueles dias um folheto que ainda hoje está em circulação chamado “As Quatro Leis Esperituais”. Naqueles dias eu vendia peças de teatro na região e tinha que viajar de cidade em cidade, e comecei utilizar aquele folheto para compartilhar o evangelho com quem sentasse ao meu lado no ônibus. Minha técnica era bem simples. Quando a pessoa se sentava eu logo entabulava conversa, perguntando para onde ia. Meu objetivo era saber quanto tempo eu tinha para evangelizá-la. E depois de jogar alguma conversa fora, dizia como o folheto recomendava: “Você já ouviu falar das Quatro Leis Espirituais”. A resposta era quase sempre: “Não, o que é isso?”, e aí eu tirava o folheto do bolso e o mostrava à pessoa, evangelizando-a no processo. O folheto, de tanto usar, estava ficando maltratado e eu mandei plastificá-lo para assegurar que estaria bom para evangelizar muita gente mais.
Naqueles dias o leite estava fervendo alto em minha vida e transbordava. Depois, tornando-me líder na Igreja, apareceram oportunidades mais rotineiras de se pregar o evangelho, então o leite passou a ferver baixo. Quem me dera eu pudera de novo sentir aquele fervor pela evangelização!
Todos nós temos épocas em nossas vidas. Naquele tempo quando ministério era somente prazer e não dever, tudo parecia simples. Depois com a maturidade, veio a responsabilidade e com a responsabilidade, alguma esterilidade também. Se você deseja se se tornar pastor, não deixe nunca que o conhecimento teológico mate o fervor espiritual em você. Cresça em conhecimento e cresça em amor pelo seu Deus e semelhantes.
Esse equilíbrio entre espiritualidade e escolaridade é um dos objetivos do Instituto Teológico Simonton. Queremos lhe ensinar teologia da melhor qualidade, sem matar a sua espiritualidade. Se estiver interessado em saber mais a respeito de nossa escola, clique no link abaixo e faça a sua matrícula ainda hoje.
http://itsimonton.tripod.com
Rev. Jose Oliveira.

No comments:

Post a Comment