Wednesday, December 14, 2011

Teologia, Teodicéia e Teosofia

As três palavras do título podem ser relacionadas, mas não significam a mesma coisa, como alguns poderiam pensar. Em educação teológica é importante distinguir o significado e aplicação de cada um destes termos. Abaixo oferecemos uma pequena discussão a respeito deles.

Teologia – a palavra teologia compõe-se de outras duas, gregas: “theos” Deus, e “logos”, palavra, razão,estudo, conhecimento; portanto, “estudo de Deus”. Muitos consideram tal definição bastante presunçosa, pois Deus, sendo sendo infinito, é ultimamente incompreensível , e, ademais, não deveria ser considerado “objeto” de estudo. Porisso alguns preferem chamar teologia de “reflexão acerca de Deus” , e não “estudo de Deus”

Teodicéia – “Teodiceia é um ramo da teologia que trata da coexistência de um Deus todo-poderoso de bondade infinita com o mal” - Wikipédia. Na Filosofia, teodicéia é o estudo de Deus e seus atributos, equivalente a Teologia Própria. Teodiceia, em gera,l tenta mostrar que não há conflito entre o Deus todo-poderoso e bondoso e a existência do mal. Uma explicação geralmente oferecida para o problema é que o mal não é uma realidade criada por Deus (não existe por si mesmo), somente existindo em conexão com o livre arbítrio humano – é uma possibilidade.

Teosofia – é um aspecto do conhecimento humano, envolvendo filosofia, religião e ciência. O termo “teosofia” tem origem no grego, de “theos” , Deus, e “sofia”, sabdoria; portanto, “sabedoria divina”. A palavra se tornou conhecida com Madame Blavatisky, em 1875 com a fundação da Sociedade Teosófica. Esta doutrina alega ser possível obter conhecimento divino através de intuição espiritual, com o auxílio da Ciência. A teologia evangélica tradicional não se relaciona com a teosofia, pois considera que a fonte da Teologia é somente a revelação escrita nos Antigo e Novo Testamentos.

No Instituto Teológico Simonton online, não temos matérias específicas para o estudo da Teodicéia e Teosofia, mas ambas disciplinas são abordadas, marginalmente, na matéria que chamamos “Teologia Própria” que estuda Deus-Pai e Seus atributos, e, em “Religiões Mundiais”, que também se ocupa de aspectos da teosofia. Se você deseja mais informações sobre o nosso currículo escolar, se dirija ao nosso site:

http://simonton.atwebpages.com

Rev. Jose Oliveira

No comments:

Post a Comment