Friday, December 16, 2011

Doutrina de Deus, Teologia Própria e Teontologia


teontologia Às vezes, em teologia, se usam diferentes termos para se dizer a mesma coisa. Aqui está um exemplo dessa prática teológica. Doutrina de Deus, Teologia Própria, e Teontologia se referem a uma mesma coisa que é o estudo da pessoa de Deus Pai, a primeira pessoa da Trindade.

Doutrina de Deus – Enfatiza o aspecto dogmático deste estudo. “Doutrina” significa basicamente “ensino”, mas no contexto religioso assume um caráter autoritativo, dogmático, isto é, que deve ser aceito sem questionamentos, pela fé. De fato, ao se estudar a pessoa de Deus, encontramos alguns temas dificies de serem simplesmente aceitos pela razão e lógica, como por exemplo, a doutrina da Trindade, que não pode ser explicada racionalmente e deve ser aceita pela fé.

Teologia Própria – ou teologia propriamnte dita, acentua o fato que é o próprio Deus que está sendo estudado nesta disciplina. Nesta matéria, Deus-Pai é o fóco do estudo; sua pessoa, caráter, atributos e atividade. Diz-se teologia própria para distinguir-se da teologia geral que estuda tudo que diz respeito a Deus. Um dos aspectos mais interessantes em Teologia Própria é a Trindade, suas pessoas divinas e intra-relacionamento. Contudo, alguns levantam objeções ao fato de se fazer de Deus um “objeto” de estudo. Dir-se-ia, então, não “estudo de Deus”, mas “reflexão sobe Deus".

Teontologia – literalmente significa “estudo do ser de Deus” a ênfase, aqui, cai sobre a partícula “onto” que significa “ser”, “existência”. De fato, podemos estudar acerca da existência de Deus, mas escrutinar o “ser” de Deus está além da capacidade humana. Deus é infinito e portanto, impossível de ser compreendido em toda sua natureza. O que sabemos de Deus é através da sua criação e revelação.

No Instituto Teológico Simonton, o estudo (reflexão) de Deus é matéria prioritária em todos os níveis, quer seja o básico, bacharel ou mestrado. No básico, o aluno recebe um curso sobre a Trindade, no Bacharel temos a “Doutrina de Deus”, e no Mestrado, a Teologia Própria. Se você deseja mais informações sobre o currículo de nossa escola, siga o link abaixo:
http://simonton.atwebpages.com

Rev. Jose Oliveira

1 comment:

  1. Muito bom, para quem quiser assistir vídeos sobre o assunto, achei este vídeo sobre teontologia, com Helbert Souza, do site materiasdeteologia.com:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZtRkqJeEXwI

    ReplyDelete