Thursday, December 29, 2011

Como se Formou o Novo Testamento?

Pelo Rev. Jose V. S Oliveira, M.Div.

pergaminhoAntes de tudo seria bom que se soubesse que Jesus mesmo não escreveu nenhuma parte da Bíblia. Não há registro algum no Novo Testamento que nos permita dizer que Jesus escreveu algo que ficou para a posteridade.

Além disso, quando as pessoas escreveram os livros que se tornaram o Novo Testamento, a maioria dos escritores, senão todos, não tinham a mínima idéia de que estes se tornariam parte de uma coleção chamada Novo Testamento, como Israel tinha o Antigo Testamento. Seus escritos eram destinados a promover a evangelização e comunicação com as Igrejas, nos caso das epístolas.

Depois do primeiro século, quando muitos escritos sobre Jesus apareceram no Império Romano, cristalizou-se uma preferência dentro da Igreja Cristã por aqueles livros que eram considerados mais fidedignos à história de Jesus, em geral, tidos como escritos pelos apóstolos ou por seus associados mais chegados. Por séculos os livros do Novo Testamento foram aceitos variadamente nas comunidades cristãs, bem com a autoridade dos mesmos variava de igreja para igreja e de região para região.

Em 1546, no Concílio de Trento, foi definido o que hoje se chama “Cânon Bíblico”, porém, com a inclusão dos assim chamados livros deutero-canônicos (apócrifos, para os protestantes) do Antigo Testamento. A lista dos livros do Novo Testamento era exatamente igual à que temos hoje. Alguns livros levantaram muita polêmica para serem aceitos no Cânon, como por exemplo, o Apocalipse, a Carta de Tiago (a qual foi uma vez rejeitada mesmo por Lutero) e algumas epístolas cuja autoria era duvidosa, como Efésios, Colossenses, II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus.

Portanto, a formação do Novo Testamento, e a sua aceitação na Igreja Cristã, foi um processo, chamado de canonização, no qual a autoridade destes escritos foi gradualmente se impondo nas comunidades. É de opinião geral que o Cânon está “fechado”, isto é, que nenhum outro livro pode ser acrescentado aos 66 livros que hoje temos na Bíblia. Contudo, isto é discutível, segundo alguns estudiosos.

A discussão da formação do Novo Testamento é longa e complexa, podendo ser abordada por vários ângulos,tais quais os histórico, teológico, crítico-textual, etc. O que não há como negar, é que nenhum outro conjunto de livros religiosos influenciou mais a humanidade como têm influenciado estes, que compõe o Novo Testamento. É de fato, um tesouro de conhecimento religioso, que nos informa dos ensinos de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado neste mundo.

Se você deseja saber mais sobre a formação do Novo Testamento, considere matricular-se em um dos programas do Instituto Teológico Simonton, onde o assunto é abordado em várias matérias disponíveis. Para maiores informações siga o link abaixo:

http://itisimonton.tripod.com

No comments:

Post a Comment