Wednesday, December 28, 2011

Quais São os Profetas Maiores?

Pelo Rev. Jose V. S. Oliveira, M.Div

peqprofetasmaioresEssa é uma pergunta interessante, porque há várias maneiras de classificar os Profetas Maiores. Primeiro, vamos esclarecer que o título “Profetas Maiores”, não se refere, primariamente, à importância destes profetas assim chamados de “maiores”, mas ao tamanho dos livros em comparação com os outros escritos proféticos. Isso esclarecido, vejamos como podem estes Profetas Maiores ser classificados.

Em primeiro lugar, mencionemos a maneira católica romana de classificá-los. Como se sabe, o Cânon Católico tem alguns livros a mais do que o Cânon Protestante. Ele segue a relação dos livros incluídos na Septuaginta. Assim, os profetas maiores segundo o Cânon Católico não são cinco, mas seis. Eles incluem o Livro de Baruque, um discípulo de Jeremias que também é considerado por eles como um dos Profetas maiores.

Em segundo lugar, vejamos a maneira Protestante de se classificar os Profetas Maiores. Em nossas Bíblias evangélicas, se segue a relação encontrada na Bíblia Hebraica. Portanto, para nós, Protestantes, existem cinco Profetas Maiores, quais sejam. Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Na enciclopédia internética, Wikipédia, encontramos o seguinte a respeito: “Os chamados Profetas Maiores são o conjunto dos mais extensos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã.[1][2] O termo "profeta maior" é de origem cristã, visto que a Bíblia Hebraica não agrupa esses livros em seqüência e nem mesmo inclui o livro deuterocanônico de Baruque [como a Bíblia Católica inclui]. O agrupamento mais similar a este na Bíblia Hebraica é "Os Profetas" ou Nevi'im.”(informação entre chaves, minha).

Em terceiro lugar, consideremos que se analizarmos segundo a autoria, isto é, os supostos autores dos Profetas Maiores, não os livros propriamente, teremos somente quatro Profetas Maiores e não cinco. A razão para isso é que geralmente se aceita que Lamentações foi escrito pelo profeta Jeremias (alguns expertos podem discordar disso). Se assim considerarmos, o número dos autores dos Profetas Maiores é somente quatro, Isaias, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Ainda que dissemos que tal classificação se refere ao tamanho dos referidos livros não à importancia, temos que admitir que o tamanho também contribui para a importância, sem contar que a atuação destes profetas chamados “maiores” também lhe dão um maior destaque na História de Israel.

No currículo do Mestrado que oferecemos no Instituto Teológico Simonton, inclui-se as matérias “Profetas Maiores” e “Pofetas Menores”, uma classificação bastante útil ao estudo teológico de tais profetas. Se você deseja mais informação sobre nossa escola, dirija-se a:

http://simonton.atwebpages.com

No comments:

Post a Comment