Wednesday, December 21, 2011

Segurança da Salvação

predestinacaoA questão da segurança da Salvação é muito discutida na teologia evangélica. Existem basicamente dois pontos-de-vista, geralmente chamados como arminiano e reformado ou calvinista. Tudo gira em torno da discussão se o crente, tendo uma vez crido em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, perde ou não a sua salvação eterna por algum motivo. Vejamos estes dois pontos sucintamente.

Armianiano – defende a posição que o crente pode sim perder a salvação se deixar de manter uma vida santa, de acordo com os ensinos da Bíblia, etc. Segundo esta posição não existe segurança absoluta de salvação, o crente pode perder a salvação. Psicologicamente, esta posição decorre do pensamento que se o crente não perde a salvação por motivo algum, não há incentivo para viver uma vida santa, desde que será salvo de qualquer maneira. Esta posição tem muitos adeptos, principalmente entre os pentecostais.

Reformado – A posição reformada é que uma vez que a pessoa tenha genuinamente recebido a Cristo como o seu Senhor e Salvador está definitivamente salvo, sem possibilidade de perder a salvação. Esta ponto-de-vista argumenta que quando a pessoa crê em Cristo, ocorre um nascimento espiritual e é impossível retroceder este fato. Este é o ensinamento das denominações reformadas, como por exemplo, a Igreja Presbiteriana, Igreja Evangélica Congregacional, e muitas das denominações batistas.

Ambas as posições encontram fundamentação bíblica para basear suas declarações e a polêmica tem se estendido por séculos. Nas igrejas reformadas, a ênfase é especialmente doutrinária. Assim, muitos chamados reformados, também aceitam a possibilidade de se perder a salvação.

No Instituto Teológico Simonton, não há imposição doutrinária de espécie alguma. Embora a escola se alinhe predominantemente segundo as posições reformadas, nenhum aluno é forçado a aceitar nenhum sistema doutrinário. Em nosso currículo, as diversas posições são livremente apresentadas, deixando ao aluno a decisão de adotar ou não um determinado ponto de vista. No ITS respeitamos a tradição religiosa de cada aluno. Se você deseja mais informação a respeito de nossa escola, dirija-se a nossa página na Internete:

http://simonton.atwebpages.com

Rev. Jose Oliveira

No comments:

Post a Comment