Saturday, December 17, 2011

Com Saber se Sou Vocacionado para o Ministério

Para Onde Irei daqui DeusSer vocacionado para o Ministério Sagrado é algo tremendo! Saber que a decisão que você está tomando terá repercussões na vida eterna das pessoas a quem vai ministrar! Isto é muito grandioso! Porém ser vocacionado não signfica ausência de conflitos, até mesmo em relação à propria vocação. Em minha carreira ministerial, fui afligido várias vezes com as dificuldades deste ofício sagrado e, não nego, pensei em voltar atrás. Mas a Bíblia afirma que os “dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”, porisso creio que mesmo quisesse, não poderia, como foi o caso de alguns personagens bíblicos.
Na Bíblia encontramos pelo menos tres servos de Deus que enfrentaram dificuldades com a vocação que receberam de Deus e trataram do assunto diretamente com Deus. São eles, o grande Moisés, o profeta Jeremias e o imaturo Gideão. Em cada uma dessas pessoas vemos como a vocação ministerial pode ser um conflito agudo para alguns.
Moisés – este grande servo de Deus recebeu a sua vocação no exílio. Após fugir do Egito, foi trabalhar com o seu sogro Jetro no pastoreio de ovelhas. Foi ali que Deus o chamou do pastoreio de ovelhas, para o pastoreio do povo de Israel, do meio de uma sarça ardente. Embora Moisés quisesse muito ver o seu povo livre da tirania faraônica, não havia se imaginado o líder desta libertação. Quando Deus disse que a ele tinha sido dada esta missão, Moisés começou a dar desculpas, uma atrás da outra, e Deus até mesmo teve que provar a ele com alguns sinais que Ele estaria presente com Moisés nesta façanha. Deus está interessado em pessoas que se importam com situação de opressão que outros estão experimentando. E, ainda que estas pessoas se considerem inábeis para a missão, é a estes a quem Deus chama.
Jeremias – o profeta Jeremias, segundo a Bíblia, foi chamado desde o nascimento. Caso parecido com  Samuel, que foi consagrado a Deus antes mesmo de ser concebido. No novo Testamento temos a mesma situação com João Batista. Mas ninguém teve uma crise tão violenta como Jeremias a respeito de sua vocação. Jeremias estava cansado de profetizar desastre e destruição. As pessoas o odiavam porisso. E ele certa vez tomou a decisão de não falar mais em nome do Senhor. Em vão! No livro que leva o seu nome, encontramos o seu testemunho de que  a palavra de Deus dentro de sua alma era como um fogo consumidor e que já não podia deixar de pregar! Jeremias é um exemplo de um profeta que sofreu muito para ser fiel à sua vocação, tanto emocionamente como socialmente. Nem todos os servos de Deus, são vocacionados como Jeremias, mas no caso dele, seu sofrimento era a prova mesma da sua vocação.
Gideão – foi chamado a libertar o povo de Deus dos midianitas, mesmo não tendo uma idéia muito clara de Javé. Foi por não conhecer bem a Deus que Lhe pediu provas (por duas vezes!) de que realmente estava sendo chamado para aquela missão. O chamado de Gideão mostra como Deus pode fazer maravilhas mesmo com as pessoas fracas espiritualmente. Quando Gideão reuniu um exército numeroso para enfrentar o inimigo, Deus o reduziu de milhares a 300 soldados, mas mostrar que com Deus, o fraco é forte. Mesmo que você não seja ou não se considere maduro espiritualmente, Deus o chama para o ministério. Certamente ele espera que você não faça como Gideão, que aparentemente não progrediu espiritualmente depois da sua chamada inicial, mas de fato, Deus não esta interessado em pessoas arrogantes, cheias de si mesmas e de suas capacidades. Ele quer pessoas que ainda que fracas, dizem sim, quando chamadas por ele.
Em suma, somente você pode dizer se é realmente chamado para o ministério. É algo que você tem que decidir no secreto do seu coração com o Espírito de Deus que habita em sua mente. Contudo, o fato de ser vocacionado, não significará paz interior; conflitos virão, mas se você foi realmente chamado, permanecerá firme em sua decisão.
Quer você tenha ou não um chamado ministerial, o Instituto Teológico Simonton pode ajudar no seu crescimento espiritual, pois o nosso currículo é moldado a prover o seu desenvolvimento tanto intelectual como espiritual. Visite-nos hoje mesmo e faça a sua matrícula! Siga o link abaixo:
http://simonton.atwebpages.com


Rev. Jose Oliveira

No comments:

Post a Comment