Thursday, December 15, 2011

As Matérias Introdutórias no Ensino Teológico

 
A ciência da Introdução tem se tornado uma importante disciplina em qualquer área de estudo. Houve um tempo em que os filósofos eram considerados os repositórios do conhecimento humano. Na Renascença eram os enciclopedistas e, hoje, a Internete é o maior acervo de conhecimento humano disponível a nós. Mas, mesmo assim, ninguém sabe tudo. E mais importante, ninguém sabe tudo sequer a respeito de um campo específico do conhecimento humano. De fato, ninguém necessita saber tudo a respeito de tudo. Sobre muitos assuntos não temos nenhum interesse ou não nos são relevantes. Em outros, necessitamos apenas uma idéia geral.
Este é o valor das introduções: fornecer uma idéia básica sobre certo assunto. Todos os dias somos introduzidos a algo ou alguém. Apresentações de pessoas, manuais e notícias são tipos de introduções, elas nos dão uma ideía do assunto mas não o exaurem.
Em currículos de educação teológica as introduções abundam. Em teologia, costumava-se chamar as introduções de Isagoge (do grego, introdução). Em geral, no ensino bíblico- teológico se divide a introducao bíblica em duas partes: geral e específica. Podemos dizer que a geral lida com os gêneros, formato, relevância e credibilidade dos registros bíblicos e a específica com a origem e conteúdo desses escritos individualmente. As mais clássicas introduções da teologia são as introduções ao Novo e Antigo Testamentos. Essas duas matérias são de grande importância no ensino teológico evangélico, pois fornecem um conhecimento básico tanto sobre a origem, estrutura e mensagem da Bíblia.
No Instituto Teológico Simonton, fornecemos várias matérias introdutórias, incluindo estas duas e aquelas que intrduzem o aluno à Exegése Bíblica, Filosofia, Sociologia e Psicologia, dentre outras. Se você gostaria de receber mais informações sobre as matérias de introdução em nossa escola, siga o link abaixo:
http://itsimonton.trípod.com
Rev. José Oliveira

No comments:

Post a Comment