Monday, December 19, 2011

A Importância da Educação Teológica no Ministério Sagrado

diploma adquiridoQuando Jesus pregava, as multidões se maravilhavam e exclamavam: “Como pode este falar tais palavras sem haver aprendido as letras”. Eles não queriam dizer que Jesus era analfabeto. O que estavam querendo dizer é que sabiam que Jesus não tinha frequentado a escola dos rabinos, o seminário teológico daqueles dias. Igualmente, quando Jesus escolheu os seus discípulos, nenhum deles tinha preparo teológico. Esses fatos podem levar alguns a pesarem que o estudo teológico não é necessário para a execuação do minstério sagrado. Isto não procede. Quer seja formalmente, ou informalmente adquirida, educação teológica é sempre necessária ao ministério sagrado.

Jesus e seus discípulos passaram por uma educação informal. Jesus era do tipo auto-didata, ou melhor dizendo “espirito-educado”. Ele aprendia por si mesmo através da sua comunhão com o Pai e o Espírito de Deus. Os discípulos de Jesus frequentaram a melhor escola teológica de todos os tempos, a escola apostólica, cujo mestre era o próprio Senhor Jesus.

Você pode tornar-se um pastor chamado e ordenado ao ministério sagrado sem passar pelos bancos de um seminário teológico como eu e muitos outros fizeram, mas certamente não deveria ser pastor se não possui suficiente conhecimento teológico, mesmo se informalmente adquirido. A falta de educação geral e conhecimento teológico leva a erros crassos na teologia pessoal e ensino bíblico, e em geral é a maior fonte das heresias e novas e estranhas seitas no meio evangélico. Conhecimento geral e teológico é primordial no ministério pastoral. Uma pessoa pode pregar com muito fervor e atrair muiltidões, mas sem adestramento vivencial e teológico, onde levará essas multidões?

Minha experi|encia pessoal é que nunca saimos da escola espiritual em que adentramos no dia em que aceitamos o chamado de Deus. Essa escola é a  Universidade do Espírito de Deus que vive em nossa mentes e com sabedoria nos guia no aprendizado espiritual de muitas maneiras, de acordo com a necessidade de cada um.

Em nossa escola, o Instituto Teológico Simonton, um grande número de pessoas que se interessam pelos nossos cursos são obreiros, evangelistas e pastores já adentrados ao ministério, mas que sentem a necessidade de aprimorarem o seu conhecimento teológico através de uma educação teológica formal e sistemática.  Se você deseja aprimorar o seu conhecimento teológico para um ministério pastoral mais eficaz, contate a nossa escola e conheça o nosso método e currículo, especialmente designado para educação de alunos adultos. Siga o link abaixo, para maiores informações.

http://simonton.atwebpages.com

Rev. Jose Oliveira

No comments:

Post a Comment