Sunday, December 18, 2011

Pastor, o Líder Multi-Funcional

canivete_suicoEm nossa vida cotidiana desempenhamos vários papéis vivenciais, cada um deles com um funções próprias. Uma pessoa além de ter uma profissão, qualquer que seja esta, também possui outras funções que a caracterizam em outras áreas da vida, sejam elas a de filho ou filha, pai ou mãe, avô ou avó, para citar apenas algumas, familiares; mas ainda você pode ser um estudante, professor, líder comunitário, enfim, muitas outras funções.

Muitas pessoas não têm idéia de como a vida de um pastor pode ser ocupada com as diversas funções ministeriais que desepenha. Para alguns, a única função do pastor ou sacerdote é pregar o sermão aos domingos na Igreja. Lêdo engano. A principal função do pastor é aquela de líder, mas mesmo assim, há vários campos em que se pode desempenhar essa liderança. Vejamos algumas das mais importantes:

Líder Espiritual – A principal função pastoral é prover liderança espiritual, guiar o povo de Deus no caminho de Deus. A liderança espiritual do pastor é tanto inerente como esperada. É inerente pois, como Pastor, é a sua função oficial prover liderança espiritual e as pessoas esperam (acertadamente) que o pastor proveja essa liderança. Se você deseja ser um pastor, essa é uma função à qual deverá dar prioridade. É a primeira e mais importante função no trabalho pastoral.

Líder Social -- a liderança social é automática, bem como uma prerrogativa pessoal. É automática porque, quer queira o ou não, o pastor é reconhecido pela comunidade com um lider social e ainda que seja sua prerrogativa se engajar no campo social, sua presença ou ausência social influencia a sua liderança sobre as pessoas. Se de qualquer maneira você como pastor é um lider social, engajar-se e contribuir relevantemente para comunidade, certamente é melhor do que ausentar-se.

Lider Intelectual – a eficácia dessa tipo de liderança depende em quão criativo o pastor é intelectualmente. Liderança intelectual significa a capacidade de influenciar a maneira dos outros pensarem. Desde que o pastor é recipiente da mensagem de Deus para o povo, ele deveria ser capaz de influenciar a maneira como outros pensam, na direção da vontade de Deus. Um pastor medíocre intelectualmente terá uma liderança medíocre nesta área. Mas, se, pela submissão ao Espírito de Deus, o pastor se deixar orientar pelos pensamentos divinos, poderá revolucionar o meio em que atua.

Se você deseja ser um pastor com um liderança eficaz em cada uma dessas áreas, considere estudar no Instituto Teológico Simonton, onde todas essas áreas recebem a ênfase necessária para uma capacitação ministerial integral. Para maiores informações, siga o link abaixo:

http://itsimonton.tripod.com

Rev. Jose Oliveira

No comments:

Post a Comment