Saturday, January 28, 2012

Três Fontes de Satisfação na Vida

Por José Oliveira, M. Div.

satisfacao garantidaMuitas pessoas pensam que é demasiado difícil ser feliz na vida. A verdade é que ser feliz o tempo todo não é algo alcançável nesta vida. Jesus mesmo disse: "No mundo tereis aflições." Felicidade depende, talvez, do que as pessoas pensam que vai fazê-las felizes, e, infelizmente, muitos vão descobrir que o que eles achavam que iria fazê-los felizes, não funcionou dessa maneira.

Depois de alguma reflexão sobre esta questão da felicidade, cheguei à conclusão de que é possível ser verdadeiramente feliz neste mundo, apesar de todas as dificuldades que se pode experimentar aqui. Há três principais fontes de felicidade na vida, e se você segui-las, poderá aumentar bastante as chances de ser realmente feliz nesta vida.

Primeiro, as pessoas querem se divertir, e isto as fazem felizes. Uma ética religiosa mal informada irá dizer-lhe que se divertir é ruim. Mas, na verdade, não há nada de errado em se divertir; isto é, se a sua diversão não causa mal ou sofrimento nem a você mesmo, nem aos outros. Lazer é uma necessidade humana, é parte da vida, e que traz equilíbrio entre prazer e dever. O desejo de desfrutar a vida é uma força poderosa para manter os seres humanos produtivos. Muitas pessoas trabalham em empregos que não gostam simplesmente porque lhes garante um meio para aproveitar a vida, fazendo o que realmente gostam, seja isto um passa-tempo, o desfrutar da família e amigos, ou qualquer outra coisa que lhes dê satisfação real. Embora se divertir é parte de ser feliz, você sabe que ninguém pode se divertir o tempo todo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a vida não é, e não pode ser, um parque de diversões sem fim.

Portanto, você precisa de algo mais duradouro do que simplesmente se divertir na vida. Aí vem a nossa segunda maior fonte de satisfação na vida: a necessidade de ser capaz de realizar algo realmente importante na vida.Todos necessitam de um alvo importante para a vida. Algo que dê sentido e valor à vida.Ter um objetivo importante na vida pode trazer satisfação, não só quando você finalmente o alcança, mas também durante o processo de alcançá-lo. Conquista é uma fonte de satisfação humana muito importante e aqueles que atingem seus objetivos na vida experimentarão aquela sensação maravilhosa de ter realizado algo importante na vida, pelo menos para si mesmos.

No entanto, existe ainda outra fonte de satisfação na vida, que acredito ser a mais importante de todas - quando você é capaz de fazer uma diferença para o bem na vida de outras pessoas. Mais uma vez, líderes religiosos mal informados vão dizer-lhe que não há maior satisfação do que servir a Deus. Eu concordo. Mas o que significa realmente servir a Deus? O que poderá Deus precisar de nós? Ele não precisa nada de ninguém. Ele mesmo é quem nos dá tudo. Servir a Deus é servir ao próximo, como Jesus disse: "Qualquer coisa que você fizer para um destes meus pequeninos, você terá feito a mim". Servir aos outros é o segredo da verdadeira felicidade na vida. Normalmente, é através da nossa rede de relacionamentos que aparecem as oportunidades para fazer diferença para o bem na vida dos outros. Paremos de usar nossos relacionamentos com fins egoísticos, vamos usá-los para ministrar o bem na vida dos outros. Criar uma família, servir num cargo público, ser um educador, ou simplesmente voluntariar para boas causas, entre muitas outras, são as coisas que, realmente nos dão a satisfação de fazer diferença para o bem na vida do próximo.

Divertir-se é algo que pode lhe fazer feliz por algum tempo, mas, eventualmente, até a coisa mais engraçada perde a graça, e você tem que procurar uma outra fonte de diversão. Suas realizações na vida podem fazer você se sentir orgulhoso de si mesmo e até mesmo atrair a admiração e respeito dos outros, mas uma vez que um objetivo seja alcançado, apenas a busca de outro objetivo pode lhe dar o mesmo tipo de satisfação. No entanto, se você fizer o objetivo de sua vida o de fazer diferença para o bem na vida das pessoas, a satisfação que vem disto permanecerá durante toda a sua vida e mesmo além, na eternidade, porque você só pode ser realmente feliz quando contribui para a felicidade dos outros.

Rev José Oliveira é um pastor presbiteriano, que vive em Chicago, EUA, e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola on-line oferecendo programas de mestrado, bacharel e cursos básicos em Teologia e Filosofia. Se você quiser saber mais sobre o ITS, siga o link abaixo.

http://itsimonton.tripod.com

itsimontonlogo

No comments:

Post a Comment