Monday, January 9, 2012

EMOÇÕES

Pelo Rev. Jose V.S. Oliveira, M.Div.
As origens das emoções são estímulos à nossa personalidade. Existem três tipos de estímulos que podem causar emoções: físicos, mentais e espirituais. Cada um desses estímulos pode causar sentimentos de alegria ou tristeza, os quais alteram o estado normal da consciência requerendo atitudes volicionais (isto é da vontade, decisões e ações) que os aceitam ou rejeitam. Por exemplo, um golpe físico que causa dor, causará tristeza, e pode levar à ação de rejeitar esse sentimento inconfortável através de mover-se para longe to instrumento que causou a dor, ou reclamar, gritar, chorar para aguentar a dor. Todos os estímulos são processados pela mente, onde são interpretados e etiquetados como bons ou maus e demandam atitudes ou ações de aceitação ou rejeição. Por exemplo, o estímulo físico de ouvir uma declaração de amor do tipo “Eu te amo, mamãe”, geralmente é interpretado pela mãe como um bom estímulo e pode levar a mãe a decidir abraçar e beijar o filho que fez tão amorosa declaração. Contudo uma declaração adversa, como uma expressão de desobediência pela criança, pode levar a mãe a tomar uma ação de rejeição e mesmo disciplinar o filho ou a filha fisicamente.

Estímulos Físicos
Estes estímulos causam emoções através dos cinco sentidos, tato, olfato, audição, visão e paladar. Nossa mente traduz esses estímulos como bons ou maus, causando sentimentos agradáveis ou desagradáveis, e propõe um curso de ação que requer uma atitude ou ação, a qual o “eu” decidirá executar ou não. Ressaltemos que a noção de “bom” ou “mal” é inteiramente relativa aos valores ou padrões éticos que cada pessoa aceitou em sua vida. Por exemplo, se uma pessoa assumiu em sua vida que todas as pessoas são mentirosas e que querem, ultimamente, ferir aos outros, essa pessoa receberá qualquer demonstração de afeição com reservas e reagirá adversamente do que normalmente esperado. Por isso, é importante possuir valores éticos que o ajudem aceitar e entender a origem, natureza e propósito dos estímulos para reagir a eles adequadamente. Aqueles instintos que são biologicamente adquiridos como o instinto de sobrevivência ou instinto sexual, também podem ser classificados como estímulos físicos

Estímulos Mentais
Emoções podem ter origem tão somente no domínio mental. A mente é uma faculdade imaterial que transforma os estímulos do cérebro em pensamentos, agrupando-os conforme suas origens e tipo. A certa idade, esses pensamentos possibilitam o aparecimento de uma identidade (o “eu”) que os utiliza para tomar decisões. É aí que a consciência de si mesmo aparece e o indíviduo passa a ter uma “vida mental” por si mesma. Assim, uma pessoa pode experimentar emoções de prazer ou dor exclusivamente em decorrência de processos mentais. Por exemplo, lembrar-se de uma situação triste como o passamento de uma pessoa querida, pode causar tristeza e levar uma pessoa a chorar.

Estímulos Espirituais
Ainda que não reconhecido por alguns, os estímulos espirituais existem e são percebidos pela personalidade humana em diferentes níveis. Os estímulos espirituais têm sua origem em fenômenos de ordem espiritual. A presença de Deus em todo lugar é um estímulo espiritual em todos os seres humanos percebidos naturalmente pela personalidade, que é um dom de Deus. A presença do Espírito de Deus na mente dos seres humanos também produz estímulos de ordem espiritual e mental que são processados pela alma e/ou mente do individuo, também causando emoções de acordo com os valores éticos previamente aceitados. E por fim, a presença de seres espirituais como os anjos ao nosso redor, também interagem com nossa personalidade, podendo causar reações e emoções diversas, às vezes de prazer e às vezes de medo.

Emoções são fenômenos muito importantes em nossa personalidade. Dependendo de como as dirigimos, podemos nos tornar melhores ou piores pessoas neste mundo. Agir exclusivamente pela influência de uma determinada emoção nunca é bom. Emoções requerem ações que devem ser pesadas pelo raciocínio e examinadas pelos princípios éticos que cada um possui. Mas principalmente, as emoções devem ser examinadas se procedem exclusivamente de nossa natureza animal ou se vêm do Espírito de Deus que habita em nós. Qualquer emoção, não deve ser dada livre extravasamento, pois nossa natureza física sempre desejará mais do que causa prazer, ad infinitum, e via de regra, rejeitará o que causa desconforto. Contudo, prazer e dor não devem ser critérios para decisões, mas sim, nossos valores éticos, por isso, qualquer emoção deve ser controlada, mesmo aquelas emoções de ordem espirituais.

As emoções, suas origens, naturezas e propósitos, são estudados principalmente nas matérias relacionadas com Psicologia. Na área de Humanidades, o Instituto Teológico Simonton oferece a matéria Introdução à Psicologia como integrante do preparo do aluno para o ministério. Se você deseja conhecer mais a respeito de nossa escola, siga o link abaixo:
http://itsimonton.atwebpages.com

No comments:

Post a Comment