Wednesday, January 4, 2012

O Profeta Jeremias

 
clip_image002Pelo Rev. Jose Oliveira
O Livro do profeta Jeremias é um dos mais lidos em todo o Antigo Testamento. Talvez a razão para tal seja o fato que poucos profetas no Antigo Testamento se mostram tão humanos como Jeremias. O livro de Jeremias é considerado um dos Profetas Maiores, juntamente com Isaías, Ezequiel e Daniel, título dado em razão do tamanho desses livros. Jeremias profetizou por mais 40 anos durante os reinos dos cinco últimos reis de Judá, até ao exílio do povo. Além do livro que leva o seu nome, também é atribuída a Jeremias a autoria do livro de Lamentações, onde o profeta faz uma ode à destruição e desolação de Jerusalém.

Vida
Jeremias exemplifica aqueles casos em que Deus chama alguém ao ministério ainda muito jovem. Quando Deus chamou a Jeremias ele resistiu, a princípio, dizendo ser ainda uma criança e não saber discursar. Mas Deus insistiu, e, através de um anjo, tocou-lhe a língua com uma brasa viva, símbolo da capacitação para a pregação da mensagem de Deus. Pertencendo a uma família de sacerdotes, Jeremias era bastante ligado às tradições religiosas de seu povo. Devido às tribulações sofridas no seu ministério, suas reclamações diante de Deus pela vida dura que levava, e por ser considerado o autor do livro de Lamentações, Jeremias é chamado “o profeta chorão”, cunha que talvez lhe roube um pouco da seriedade que devotou à sua vida ministerial, mas que revela a sensibilidade de um homem realmente com íntima comunhão com Deus. Acrescente às dificuldades experimentadas por Jeremias, o fato que ele foi proibido por Deus de casar-se, e então você entenderá que a vida deste profeta foi bastante árdua.

Ministério
Deus chamou Jeremias a profetizar em 626 BC, no início do reavivamento espiritual liderado pelo rei Josias em Judá. O ministério de Jeremias foi, mormente, um de denúncia dos pecados do povo e isso lhe causou muita dificuldade, pois nem os líderes, nem o povo em geral estavam dispostos a aceitar as palavras de Jeremias, especialmente ao final de sua carreira. O povo cria que sendo “eleito” de Deus, nada lhes atingiria -- exatamente o contrário da mensagem de Jeremias. Em seu ministério, Jeremias foi torturado, jogado em uma cisterna, desacreditado, zombado e sabe-se lá quanto mais, que não foi registrado no seu livro. Jeremias pregava destruição, calamidade, arrependimento e por isso sua mensagem não era aceita. Aqueles eram tempos extremamente dificíeis para ser oposição, mas ele cumpriu sua missão até o fim,e hoje, desfruta no rol dos profetas um lugar de proeminência especial para o povo de Deus.

Mensagem
A mensagem de Jeremias foi a causa de seus sofrimentos. Ele ressentia esse tipo de mensagem, pois em Jeremias 20:8, lemos “Pois sempre que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio para mim, e um ludíbrio o dia todo.” De fato, a mensagem que Deus dera a Jeremias era tão dura, que ele, certa vez, resolveu não pregá-la mais; mas, a experiência de não pregar foi ainda mais terrível do que pregá-la: “Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais.” Jeremias 20:9. Como um profeta, a missão de Jeremias era, revelar a vontade de Deus, chamar o povo ao arrependimento e anunciar a esperança. O povo não estava disposto a se arrepender, e, ainda que se arrependesse, a esperança anunciada era tão-somente que cada um permaneceria com vida, mas a destruição viria de qualquer maneira – era uma esperança limitada que poucos queriam aceitar.

Jeremias, pelas peculiaridades de seu chamado, ministério e vida, se tornou uma das mais interessantes figuras da Bíblia, cujo livro e mensagem têm sido instrutivos, século após séculos, tanto aos judeus como aos cristãos. Se você deseja conhecer mais do livro de Jeremias, a vida e ministério desse profeta, o Instituto Teológico Simonton oferece duas matérias que tratam com esses temas: Introdução ao Antigo Testamento e Profetas Maiores. Para maiores informações siga o link abaixo:
http://itsimonton.tripod.com

No comments:

Post a Comment