Thursday, January 5, 2012

O AMOR DE DEUS

 

Pelo Rev. Jose Oliveira, M.Div.

amor de DeusO que é o amor de Deus? Será uma emoção, como muitos pensam que o amor é? O amor de Deus é um misto de vontade, ação e poder. É a vontade de Deus para as nossas vidas, a qual é sempre perfeita, o melhor que se possa experimentar; é o cuidado de Deus agindo e intervindo em nossas vidas e dispensando justiça a todos e todas situações possíveis, e, é o poder de Deus, presente em todas as formas de energias capacitando-nos a viver a vida que ele nos deu. Mas, em última análise, o amor de Deus é infinito, tanto em sua natureza como em seu poder, por isso, é também indefinível em toda a sua extensão. Sabemos e sentimos o amor de Deus, mas ele está além da nossa capacidade de compreensão. Porém, Jesus é a maior expressão do amor de Deus a nós e se o conhecemos, conhecemos tudo que é possível conhecer do amor de Deus, como o apóstolo Paulo declarou: “e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus” Efésios 3:19. Em Cristo, podemos conhecer o amor de Deus, mas a sua compreensão excede o nosso entendimento. Existem três aspectos do amor de Deus que me impressionam cada vez que medito nele.

REAL

Assim como Deus não é nossa invenção, nem é o seu amor uma fabricação humana. Não é uma ilusão, não é uma figura de linguagem -- é uma realidade. A prova de que o amor de Deus é real é a realidade do próprio amor humano. Por que temos em nós, essa capacidade de amar aos outros ou a algo (pátria, princípios), mais do que a nós mesmos? Por que uns voluntariamente dão a sua vida por outros? Essa capacidade mostra que existe algo maior do que nós mesmos, isto é, amor que vem Deus, onde todo verdadeiro amor origina. O amor de Deus também se revela em nossa criação, dando-nos existência, desejando a nossa companhia e presença com Ele. Contudo, a prova inescusável do amor de Deus é a vinda de Jesus Cristo ao nosso mundo para nos revelar esse amor em sua plenitude e nos ensinar como relacionar com Deus como filhos e filhas amados do Pai.

IGUAL

Quando eu penso no amor de Deus, imagino que Deus me ama mais do que a qualquer outro ser em todo o Universo. Eu sei que não é verdade, mas como somente posso sentir, pessoal e intimamente, o amor que Deus dispensa a mim, em particular, tenho essa impressão. Contudo, sabemos que não é possível que Deus ame a alguém mais ou menos do que outros. Deus ama a todos os seus filhos igualmente. A razão para isto é simples. O amor de Deus não tem gradação, está sempre a na sua força máxima, a qual é infinita. Agora, a nossa recepção desse amor é finita, parcial e inconstante. Um dia posso sentir-me mais amado por Deus que outros, mas isso é devido à flutuaçoes presentes em minha natureza, não no amor de Deus. Deus ama a todos seus filhos e filhas, sempre, e da mesma maneira.

SUPERNAL

Desde que o amor de Deus não tem flutuações -- está sempre na sua infinita força e poder -- é também, para nós a mais superna experiência da vida. Assim como Deus deseja que o amemos sobre todas as coisas, seu amor por nós também se eleva, em nossas vidas, acima de tudo. Não há nada com que possamos comparar o amor de Deus. A razão disso é por que assim como Deus é um ser único, sem comparação, assim também é o seu amor. Entre nós, seres humanos podemos exaltar o amor materno, o amor de um homem por uma mulher e vice-versa; mas, ainda que estas expressões de amor humano possam ser ricas experiências em nossas vidas, não superam, nem de longe, o amor de Deus, pois o amor de Deus é superno, superior a tudo.

Às vezes, quando ouvindo certas musicas, exaltando tanto o amor humano me pergunto: como podem essas pessoas falar tão grandemente do amor humano, algo que, a rigor, somente deveria ser dito do amor de Deus. Então penso em duas possibilidades: ou essas pessoas estão pensando somente em termos humanos, ou, nunca experimentaram o amor de Deus no fundo de seus corações, porque quando você experimenta o amor de Deus, nunca mais você dirá que ama um ser humano, mais do que tudo na vida, como eu ouço em muitas músicas. Nada, absolutamente nada se compara ao amor de Deus!

Reverendo Jose Oliveira é ministro presbiteriano e o diretor do Instituto Teológico Simonton. Se você deseja conhecer mais do amor de Deus, conheça melhor a Jesus Cristo. Se você quiser estudar a respeito do amor de Deus, matricule-se no Instituto Teologico Simonton, onde este atributo de Deus é estudado em profundidade em várias matérias de nosso currículo. Para tanto, siga o link abaixo:

http://itsimonton.tripod.com

No comments:

Post a Comment