Monday, January 2, 2012

Em Que Posições Jesus Orou?

oracaoMuitas pessoas dão muita importância para o externo. Jesus criticou arduamente os escribas e fariseus por que eram desse tipo de pessoas -- preocupavam-se com o exterior e se esqueciam do interior. Deus vê ambos, tanto o exterior como o interior, e sabe quando estes dois estão em contradição ou não.
Jesus nos deu vários conselhos a respeito da oração. Ele nos disse, por exemplo, que a oração a Deus, em certos momentos deve ser privada, que devemos entrar em nosso quarto em secreto e orar ao nosso Deus que nos vê em secreto, querendo com isso dizer que a nossa relação com Deus, é um assunto pessoal entre ele e cada um de nós somente. Ele também nos ensinou que devemos ser persistentes e coerentes na oração. Ele nos contou a parábola da viúva e do juiz injusto, para nos dizer que nunca devemos desistir, mas persistir em nossas petições e ilustrou como a oração apesar das aparências pode ser inteiramente vazia, se referindo a uma oração típica de um fariseu, que se considerava melhor do que as outras pessoas.
Talvez alguns se espantem em saber que Jesus não tinha uma posição favorita para orar ao Pai celeste; ele se punha na posição em que era mais condizente com a situação do momento. Por exemplo, havia momentos tão graves, quando estava para experimentar os sofrimentos ligados à sua morte, que ele literalmente colocou o seu rosto em terra e orou ao Pai que, se possível, passasse dele aquela dura experiência, mas deixou claro que em primeiro lugar, estava resolvido a fazer a vontade dEle: “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Mateus 26:39.
Outras vezes, quando em público, Jesus orava de pé, mesmo. Ele não queria impressionar homens, se ajoelhando na presença deles para mostrar o seu respeito pelo Pai; o respeito era implícito na vida santa de Jesus, e, mesmo de pé, ele orava ao Pai, como o fez na ocasião da ressurreição de Lázaro, agradecendo a Deus pelo milagre que haveria de realizar, pois o Pai havia consentido: “Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste.”João 11:41.
Mas, em situações quando Jesus necessitava de tempo a sós com o Pai, ele se retirava e se punha de joelhos, respeitosamente orando ao Pai, como vemos em Lucas 22:41: E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava”.
O importante a respeito das posições que Jesus assumia ao orar é que elas eram de acordo com o momento e de acordo com o seu sentimento. O mesmo deveria guiar as nossas atitudes em orações -- orar na posição que é mais apropriada para o momento e o nosso sentimento. Quando na cruz, Jesus não tinha outra posição em que orar, senão aquela em que forçadamente o puseram para morrer, de braços abertos; e mesmo ali, ele se lembrou de interceder por seus inimigos, dizendo: “Pai, perdoa-lhes por que não fazem o que fazem."
Oração é uma parte bastante importante na vida do crente, deve ser levada bastante a sério especialmente por aqueles que são ministro de Deus para o bem espiritual de outros. É por isso que em nossa escola, o Instituto Teológico Simonton, temos uma matéria acerca de Espiritualidade Pessoal na qual se aborda a prática da oração. Se você deseja saber mais a respeito da nossa escola, dirija-se a este link:
http://itsimonton.tripod.com

No comments:

Post a Comment