Monday, January 16, 2012

O Que Dizer aos Ateístas?

Pelo Rev. Jose V. S. Oliveira

atheistSim, é verdade você não pode provar a existência de Deus, cientificamente. Mas, sabe de outra coisa que também é verdade? Você também não pode provar que Deus não existe. A certeza da existência de Deus está em cada ser humano. Você, como um ateísta, pode negar – é o seu direito – mas, eu sei que Deus pôs o conhecimento dEle na personalidade de cada ser humano, pois a personalidade, como um dom de Deus, carrega a marca registrada de Deus – é divina.

Crer o ou não crer em Deus não é uma questão epistemológica, de saber se Deus existe ou não – esse conhecimento é inato no homem. Antes, é uma questão psicológica, pois se refere à capacidade humana de fazer decisões, neste caso, se vai ou não aceitar a existência de Deus. Ateus são pessoas que decidiram não crer na existência de Deus, pois como é possível não crer no que não existe? Assim, para que o ateu possa dizer, “Eu não creio em Deus” ele tem que aceitar o pressuposto da existência de Deus, ao menos em teoria – e aí está formulada -- mesmo para o ateu, a idéia de Deus, a qual ele rejeita, dizendo, “não creio nisto”.

Crentes ou ateus, todos nós sabemos que todas as coisas demandam uma origem primeira. Quando era criança, brincava com os amigos de “porque dos por quês”. Esta brincadeira consistia simplesmente em perguntar “por que?” a tudo que o companheiro dissesse. O resultado era que, se levássemos a brincadeira longe suficiente, a pessoa teria que responder ou, “não sei”, ou “porque Deus quis, ou fez”. Continue se perguntando sobre a origem última das coisas e você chegara à conclusão de em algum momento deve ter havido uma causa não-causada. Esta causa é Deus. Ou, você pode dizer, que esse processo se repete “ad-infinitum”, e aí, também encontrará Deus, pois Deus é o Infinito.

A maioria dos ateus tem um deus, ao quais alguns admitem, mas outros não. Na verdade, os ateus possuem um de dois de seus deuses, ou seja, eles mesmos, ou a Ciência, melhor qualificada com pseudociência. Recentemente, conversando com alguém que se diz ateu, ele me disse, “Eu sou Deus, eu sou o meu Deus”. Chamo de pseudociência, o conjunto de teorias científicas que os ateus reúnem para negar a Deus, porque a verdadeira Ciência não se ocupa em provar ou negar a existência de Deus porque Deus não é um objeto científico, é objeto da religião, da fé.

Sendo como sou, um fã inveterado da Humanidade, admiro os seres humanos em alto nível. Nós somos a coroa da Criação ou da Evolução, se assim desejam entender os ateus. Admiro os ateus porque são pessoas que realmente pensam. Infelizmente, chegam a conclusões erradas no que é básico e primordial, como a existência de Deus, mas ateus possuem muitos argumentos válidos nas áreas de humanidades, principalmente economia, filosofia, sociologia e psicologia. Ateus, são uma classe de seres humanos que melhor utilizam um dom de Deus – suas mentes. Neste aspecto, eles são uma prova viva da existência de Deus.

Mas tenho certa dificuldade com alguns tipos de práticas (não posso chamá-las de argumentos, pois na realidade não são) que utilizam para enfatizar os seus pontos de vista. Uma dessas práticas, em meio de sarcasmo, ironia, é tentar ridicularizar a posição contrária, em vez de apresentar argumentos sólidos. Eu sei que ridicularizar é um recurso utilizado nos debates quando uma parte se encontra sem argumentos. É chamado o argumento do desespero. Tenho visto isto apresentado no Facebook, ultimamente, por algumas pessoas que se dizem ateus. Talvez seja por que eles não creiam em um juízo divino que pensam que podem tratar as demais pessoas e as suas convicções religiosas com desrespeito. Pergunto: por que os ateus não ajudam um pouco a Evolução e tentem ser tornar melhores seres humanos, respeitando os seus semelhantes, mesmo que pensem diferentemente?

Minha intenção não é condenar os ateus... Afinal, cada qual é livre para tomar as suas próprias decisões. Se você é ateu e decidiu não crer em Deus – isso é terrível e triste, mas é sua decisão e você é quem deverá viver com ela, e, ao fim desta vida, comparecerá na presença de Deus para justificar sua escolha. Sim, isso mesmo: o fato de que você diz não crer em Deus não significa que ele não exista. Eu posso dizer o quanto queira que não sou, ou não me considero filho de meu pai, mas isso não muda o fato de que ele me gerou. Assim também com Deus, negue o quanto quiser, mas isso não faz nenhuma diferença à verdade de Deus existe. Oh, sim, não é somente a minha opinião, é a minha a e a de bilhões de pessoas neste planeta, que, para os ateus, estão todas equivocadas... Mas, se ainda fosse somente a minha opinião, creio que ela tem o mesmo peso e valor do que a sua, no mínimo. E assim, como respeito a sua pseudo-incredulidade, gostaria que respeitasse a minha crença.

Temas como a existência de Deus são discutidos em Teologia Própria, em uma secção chamada Prolegomenos, onde os argumentos pró e contra Teísmo são apresentados. Também se estuda em Apologética, uma prática que a às vezes faço minha, mas não muito à vontade porque alimenta o conflito. O Instituto Teológico Simonton possuem matérias como as referidas que discutem a existência de Deus, através das quais o estudante que se prepara para o ministério poderá fortalecer as suas convicções deístas. Se você gostaria de saber mais a respeito de nossa escola, clique no link abaixo:

http://itsimonton.tripod.com

itsimontonlogo

No comments:

Post a Comment