Friday, January 6, 2012

Comparando a Bíblia Hebraica com o Antigo Testamento

Pelo Rev. Jose Oliveira, M.Div.
comparandoSão a Bíblia Hebraica e o Antigo Testamento, iguais? À parte do fato que o Antigo Testamento do Cristianismo é uma apropriação traduzida da Bíblia Hebraica, existem diferenças na classificação e organização dos livros entre as duas versões. Em outras palavras, o Antigo Testamento, especialmente o utilizado pelos evangélicos[1], é a mesma Bíblia Hebraica, mas organizado diferentemente. O nome da Bíblia Hebraica em Hebraico, não é, como muitos pensam, Torah; este é o nome dado a uma das suas divisões, algumas vezes tomado pelo todo. O nome da Bíblia Hebraica é Tanakh (Hebrew: תַּנַ"ךְ‎, pronuncia-se [taˈnaχ]). Essa palavra é um acróstico formado das primeiras letras das três principais divisões da Bíblia Hebraica, A Torah ("Ensino", também referido como Os Cinco Livros de Moisés), Nevi'im ("Profetas") and Ketuvim ("Escritos")—daí, TaNaKh[2]. A Tanakh é também referida por dois outros nomes: o Texto Massorético (uma alusão aos massoretas, os escribas que inseriram as vogais no texto hebraico consonantal), e "Miqra" (מקרא), que significa "aquilo que é lido", sendo este último um termo alternativamente usado à Tanakh.

Assim, a Bíblia Hebraica se divide em: 1. Pentateuco, ou Torah, ou os Cinco Livros da Lei (5 livros); 2. Os Profetas (8 livros) e 3. os Escritos (11 livros). A primeira seção é igual em ambas as Bíblias, Cristã e Hebraica; a segunda, na Bíblia Cristã divide em Profetas Maiores e Menores. Na Bíblia Hebraica a secção Profetas contém apenas 8 livros, e ali são também incluídos como profetas, Josué, Juízes, Samuel e Reis, (estes dois últimos reunindo os quatro livros na divisão na Bíblia Cristã). Nesta divisão da Tanakh há uma secção contada com um só livro, chamada Os 12 Profetas (os mesmos 12 Profetas Menores da Bíblia Cristã). Além disso, Daniel não é incluído entre os Profetas, mas posto na terceira divisão, os “Escritos”. Esta divisão na Bíblia Hebraica está dividida em três outras seções: a. Os Livros da Verdade, incluindo Salmos, Provérbios e Jó (nesta ordem); b. Os Cinco Rolos, incluindo os Cânticos de Salomão, o Livro de Ruth, Lamentações, Eclesiastes e Ester. c. O Restante dos Escritos, que inclui Daniel, Esdras-Neemias (ou I e II Esdras ) e Crônicas (reunindo em um só livro I e II Crônicas. Por conta das juntadas acima mencionadas, os 39 livros do Antigo Testamento na organização cristã, são originalmente apenas 24 na Bíblia Hebraica.
 
O valor dessa comparação não é somente histórico e literário, mas também sugere alguns aspectos teológicos. Primeiramente, essa divisão revela o pouco interesse que os Hebreus tinham em História per se. Enquanto muitos livros na organização do Antigo Testamento são chamados históricos, na Bíblia Hebraica nem ao menos encontramos tal divisão. Em segundo lugar, o conceito de profeta e profecia parece mais expansivo na visão hebraica do que na Cristã, pois na Tanakh, na seção Profetas são incluídos livros que não são considerados como profetas no Antigo Testamento da Bíblia Cristã. Por fim, um livro que, nós, cristãos, consideramos profético, o Livro de Daniel, não é listado entre os livros proféticos na Bíblia Hebraica, mas sim, com os Restante dos Escritos, que poderiam ser compreendidos como os “ultimos escritos”. A Bíblia Hebraica coloca Daniel juntamente com Esdras, Neemias e Crônicas, todos escritos pós-exílicos, talvez com isto querendo sinalizar o que biblicistas evangélicos conservadores resistem a admitir, que o Livro de Daniel é de origem pós-exílica, não exílica, como desejam aqueles.

As cinco grandes divisões da Bíblia Cristã são: 1. Pentateuco Gn-Dt, 2. Históricos Js-Et, 3. Poéticos Jó-Ct, 4. Profetas Maiores ls-Dn, 5. Profetas Menores Os-Ml. Algumas vezes, nesta divisão, não se sabe em qual gênero literário classificar um livro como Lamentações, pois ainda que seja um livro poético, vai classificado entre os Profetas Maiores. De uma maneira, geral, a classificação cristã, organizando primeiro  segundo o critério tópico e depois histórico, é mais prática ao leitor. Contudo, não deixa de ter suas dificuldades. A classificação hebraica em grande medida respeita a tradição, isto é, em como os diversos livros foram considerados e arranjados pelos antigos. Ambas possuem seu valor, ainda que são algumas vezes contraditórias. Para alguns, seria melhor classificar o Antigo Testamento de acordo com a origem histórica de seus escritos, mas nem sempre tal determinação é possível, ou nem sempre um acordo é possível a tal respeito.

Se você deseja conhecer mais sobre as características particulares de cada uma dessas versões, do Antigo Testamento e da Bíblia Hebraica, o Instituto Teológico Simonton tem várias matérias que tratam desse assunto, como por exemplo, Introdução ao Antigo Testamento, Exegese no Antigo Testamento, Manuscritos do Antigo Testamento, e outras mais. Para maiores informações, dirija-se a:
http://simonton.atwebpages.com

[1] A Bíblia Católica contém 7 livros a mais que o a Bíblia Protestante.
[2] Wikipedia, verbete “Tanakah”.

No comments:

Post a Comment