Wednesday, January 4, 2012

Quando Deus Chama o Profeta...

Pelo Rev. Jose V.S. Oliveira, M.Div.
chamado de DeusO chamado ao ministério é um assunto interessante em Teologia Prática. Alguns discutem se o chamado ao ministério é diferente do chamado a andar e viver com Deus, para o qual Deus chama a todos, indistintamente. Eu, particularmente creio que o que acontece é uma combinação desses dois tipos de chamado... Primeiro, Deus chama a todos para a salvação; após o indivíduo ter aceitado o chamado para a salvação, Deus chama a todos estes para o serviço, dependendo de como cada um responde a este chamado, Deus da este um ministério em particular, ordenado, ou não. Eu diria que receber um ministério é um processo de seleção, mas baseado em nossas respostas ao chamado de Deus.
Nesta oportunidade, eu gostaria de compartilhar três pensamentos a respeito ao chamado de Deus ao ministério, com o risco de haver mencionado algum deles em outras oportunidades.
1. O Chamado ao Ministério é Algo Entre Você e Deus.
Deus pode utilizar pessoas para fazê-lo consciente do chamado, como por exemplo, outro profeta, assim como Elias chamou a Elizeu, mas ainda que você possa ter um Mestre, Mentor, só você pode dizer se tem ou não um chamado ao ministério, porque só você pode responder esse chamado, ninguém mais. Em geral, se você tem um chamado de Deus, você terá tido uma experiência que reflita isso. Essa experiência pode ser um processo de conscientização ao longo de um tempo, ou pode ser uma experiência fulminante como foi para Paulo na Estrada de Damasco. Essa experiência é a sua prova de seu chamado e é a ela que você deve retornar, sempre quando se sentir em dúvida do seu chamado ao ministério.
2. O Chamado é Algo Irrevocável
Paulo disse que “os dons e os chamados de Deus são irrevocáveis”. Isso significa que Deus não se arrepende. Quando Ele dá um dom, está dado, quando ele chama, está chamado. A Bíblia é clara o dizer que “Deus não é homem para que se arrependa”, com isso dizendo que o homem, sim, pode se arrepender de haver aceito o chamado de Deus, mas Deus nunca se arrepende de o haver chamado. O profeta Jonas é um exemplo disso. Ele não quis aceitar o chamado de Deus, mas depois de convencido do contrário, voltou, e o chamado de Deus ainda estava de pé. Se você um dia foi chamado ao ministério, não pense que que por que você não aceitou naquela época, que o chamado esta anulado. De forma alguma, Deus não mudou de idéia e ainda espera que você o aceite. Por outro lado, todos nós que somos chamados, não podemos esquecer que o chamado é para sempre, para a eternidade.
3. O Chamado é Algo Para a Glória de Deus
Alguns filhos de Deus que são chamados para o serviço de Deus, pensam que são especiais aos olhos de Deus, pelo que foram chamados. Ledo engano. No reino de Deus, há trabalho para todos, e a todos Deus chama, por que ele não tem filhos favoritos. Na verdade, todos que são chamados a servir a Deus, deveriam saber que o serviço é importante, não o ego. Ego e serviço competem entre si. Se gasto minhas energias me preocupando comigo mesmo, não as tenho para o serviço de Deus. Por isso, ao atender ao chamado de Deus ao ministério, devemos por de lado o ego e focalizar nossos esforços no serviço a Deus.
Quando Deus chama o profeta para ser sua “boca”, este deveria lembrar-se de que há muitas “bocas”, como ele, a quem Deus chamou. Mas, se há algo que Deus não gosta de fazer é duplicar funções. Se ele chamou a você para um ministério, saiba que este é o SEU ministério, o qual é sua responsabilidade desempenhá-lo. Faça disso um assunto entre você e Deus, isto é, da máxima importância. Saiba que o chamado, uma vez dado, é irrevocável, para sempre. E ao desempenhá-lo, faça com todas as suas energias, inclusive aquelas que você dedicaria ao seu Ego.
Teologia Prática é a parte da teologia onde se estuda esses assuntos ministeriais como, por exemplo, o chamado ao Ministério. No Seminário, você não deveria se esforçar para saber se foi chamado ou não ao ministério. Chamado você foi, a questão é se você respondeu afirmativamente. Estudar teologia pode ajudá-lo no processo de conscientização e aceitação do seu chamado ao ministério. Se desejar estudar teologia, considere a nossa escola, o Instituto Teológico Simonton, na qual levamos a sério estes aspectos da Teologia Prática. Se desejar maiores informações, siga o link abaixo.
http://simonton.atwebpages.com

No comments:

Post a Comment