Thursday, February 2, 2012

Será que Deus Sofre? Por que sofremos?

Pelo Rev. José Oliveira, M. Div.

nao_temas_estou_contigoSe considerarmos os nossos textos sagrados, eles nos dirão que sim, Deus sofre. No entanto, condições humanas, quando aplicadas à Deidade têm sido há muito tempo consideradas por teólogos como antropomorfismos, ou seja, atribuir características humanas a Deus, para expressar o conhecimento abrangente de Deus da natureza humana. Não há dúvida de que os seres humanos compartilham muitos dos atributos de Deus, uma vez que são Suas criaturas, mas há algumas condições humanas que vivenciamos como parte de nossas limitações humanas, que Deus, sendo completo, infinito e perfeito, não pode experimentar. Eu acredito que o sofrimento é uma dessas condições humanas que Deus não pode experimentar, porque se pudesse, seria suscetível de infelicidade, e Deus não pode ser infeliz.

Deus, o Pai, nosso Pai Universal e a Fonte e Centro de tudo que existe, não pode sofrer, mas o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, experimentou o sofrimento, quando encarnado como ser humano em nosso mundo. Sendo Cristo uma expressão perfeita do amor de Deus a nós, podemos dizer que, sim, nosso Pai realmente conhece o nosso sofrimento, porque Seu Filho Jesus Cristo, o experimentou. Embora Deus não experimente sofrimento por Si mesmo, Ele sabe o que é sofrimento, porque Ele tem conhecimento das condições de cada uma das suas criaturas, mesmo as aflitivas; e, ainda que seja imune às mesmas, Ele as entende e se compadece por aqueles que as têm sofrido, ministrando-lhes consolo e conforto através de Suas muitas agências espirituais.

Nosso sofrimento é resultado do nosso viver nestas condições do finito, no tempo e espaço. Deus, existindo na Eternidade, não é, nem poderia estar sujeito a essas limitações do finito. Deus não sofre, mas ninguém pode entender o sofrimento humano como Ele entende, porque ele vê como sofrimento contribui para com a vida das Suas criaturas, em termos de valores eternos para a personalidade. Embora nós, humanos, muits vezes não possamos compreender a finalidade dos sofrimentos, Deus, sem ser insensível a eles, sabe exatamente por que eles são necessários a nós. Sofrimentos são para nós oportunidades de aperfeiçoar o nosso caráter, aprender, por experiência, como enfrentar as adversidades, e mesmo assim prosseguir na vida, esforçando-se para obter os altos valores da vida, isto é, o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e o domínio-próprio.

É, para nós, seres humanos, uma grande fonte de encorajamento saber que o nosso Pai Celestial conhece tão bem o nosso sofrimento. Nosso sofrimento não é infligido por Deus. Pelo contrário, é resultado de decisões humanas, nossas ou de outros. Deus, a ninguém faz sofrer, ainda que possamos experimentar sofrimento ao decidir fazer a vontade dEle. Embora não devamos infligir sofrimento aos outros pelo puro prazer de vê-los sofrer, às vezes, nossas ações, intencionalmente ou não,trarão sofrimentos aos outros; e, da mesma forma, haverá momentos em que os outros nos farão sofrer. Em Jesus temos o exemplo supremo de como lidar com o sofrimento. Ele não buscava o propositalmente (Jesus não era masoquista); na verdade, várias vezes Ele se afastou de situações que lhe causariam sofrimento; mas, quando o sofrimento veio como uma conseqüência de testemunhar a verdade de Deus, Ele o enfrentou corajosamente e submeteu-se a ele até o fim. Evitar o sofrimento a todos os custos não deve ser nosso objetivo na vida; mas, reaja a estes sofrimentos da melhor maneira que puder, espelhando-se no exemplo de Jesus para tomar suas decisões nestas situações.

Deus, certamente é imune ao sofrimento. Mas, Ele não precisa experimentá-los pessoalmente para compreendê-los; nós muitas vezes, sim precisamos. Ele nos conhece - Ele nos criou – portanto, conhece a nossa natureza e como sofrimentos nos afetam. Ele se importa conosco e nos dá a sua ajuda, sempre presente através do Seu Espírito que habita conosco, além de seus numerosos agentes espirituais que nos rodeiam, sejam humanos ou não. Se ja entendemos qual é o propósito dos sofrimentos na vida, deixemo-las atingir seus objetivos em nós, para que possamos acumular experiência e sabedoria através deles. Ter sofrimentos na vida não é a nossa maior tragédia; não tê-los, poderia ser.

Rev. Jose V. S. Oliveira é pastor presbiteriano, residindo nos Estados Unidos e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online, oferecendo programas em Teologia e Filosofia nos niveis básico, bacharel e mestrado. Se você gostaria de saber mais a repeito dessa escola, por favor clique no link abaixo.

http://itsimonton.tripod.com

itsimontonlogo

No comments:

Post a Comment