Tuesday, February 14, 2012

Escolas Teológicas Online

Pelo Rev. Jose Oliveira, M. Div.

GraduationAinda que estejamos no século XXI e presenciamos a mais nova revolução em nossa civilização, a Revolução da Informática, a era dos computadores e Internet – com as nossas vidas intensamente permeadas por essas tecnologias, ainda existem muitas pessoas que por um motivo ou outro se recusam beneficiar-se delas ou confiar nelas o suficiente para utilizá-las como um meio de aperfeiçoamento pessoal. Para muitas pessoas hoje em dia, Internet se resume em Facebook. Além de integrar as pessoas através do correio eletrônico, ampliar as possibilidades de compras do consumidor, prover notícias de uma maneira rápida, quase que instantânea, dos quatro cantos do mundo, além de muitas outras coisa, a Internet tem sido um poderoso instrumento para a Educação. Educação online, dizemos sem medo de errar será o futuro da Educação em geral. O campo da Educação Teológica, seguindo os passos da Religião em geral, que encontrou na Internet um extraordinário meio de propagação, abriu-se também para oferecer online os benefícios de estudar Teologia, sem necessidade de sair de casa. Nesta oportunidade, queremos voltar brevemente nossa atenção para as Escolas Teológicas Online. Que são elas? Quais suas vantagens e credibilidade?

Em primeiro lugar, afirmemos o óbvio: Escolas Teológicas Online são, antes de tudo, ESCOLAS. Para algumas pessoas é difícil desvencilhar-se da ideia de Escola como um edifício onde alunos e professores se encontram para uma atividade escolar. Mas essa era chegou. Agora temos escolas ONLINE, que não necessitam de prédios, salas de aulas com carteiras, sem endereço físico, antes, online. A RUA foi substituída pelo HTTP. O que define uma Escola não é a sua localização, mas a sua função. A escola é uma instituição de ensino e esse ensino pode se dar em um edifício ou através de uma web site. A qualidade de uma escola, online ou não, depende dos seus programas, normas, ferramentas, professores e alunos, entre outras coisas. A qualidade do ensino é proporcional à seriedade que tem cada parte na sua transmissão e recepção do conteúdo educativo. Uma escola se faz uma boa escola por escolher bons alunos e bons professores. Fixemos em nossa mente, então, que a localização de uma escola não a faz menos ou mais escola que outras. A maneira séria ou não como uma escola exerce sua função de ensinar é que a faz uma verdadeira escola, online ou não.

Atentemos agora para outro aspecto da Escola Teológica Online. É a sua característica religiosa, pois Teologia lida com o estudo de Deus, que é objeto da Religião. A pergunta aqui seria: Tem diferença? A única diferença que eu vejo entre a educação teológica online (ou qualquer outra) e a educação presencial, é que, na primeira, você não tem contato físico, você não compartilha um espaço físico, mas sim compartilha um espaço virtual. Ainda que a proximidade física seja importante, não é sempre essencial para educação teológica, com o Apóstolo Paulo e outros nos mostraram ao ensinar os seus discípulos através da correspondência epistolar. Antes da educação online, tínhamos a educação televisada. No Brasil muitos, em lugares remotos aonde os professores não chegavam, receberam educação de qualidade através do famoso Telecurso. Teologia como um conteúdo educativo se adapta ao meio que melhor serve aos seus propagadores e recipientes. Sim, não há duvida que se possa aprender Teologia (e com muitas vantagens) através do meio online. Uma escola não deixa de ser Teológica somente porque ministra exclusivamente online. A via online é um meio para a Teologia se propagar no Século XXI, assim como eram os papiros nos primeiros séculos do Cristianismo.

E por fim, mesmo sendo repetitivo, pensemos no que significa receber a sua educação teológica via online, não atendendo uma classe de aula em um edifício. Certamente o aspecto mais atrativo da educação online é a sua flexibilidade. Em primeiro lugar, você aprende no conforto da sua casa ou qualquer outro ambiente que lhe for conveniente. Além disso, você pode acessar a sua escola desde muitas localidades, de qualquer lugar no mundo, em um desktop ou laptop que você carrega sem quase ocupar espaço na sua mala de viagem. Com a educação online você não está restrito nem ao lugar, nem ao tempo. Na escola presencial, você tem 45 ou 50 minutos de aula. Online, o limite de tempo é a sua disponibilidade.

A educação online é sem dúvida maravilhosa. Mas saibamos que nunca ela vai completamente substituir a educação presencial. Existem certos tipos de conteúdo educativos que não podem ser passados via online, pois necessitam ser praticados in loco, como acontece com o campo médico, por exemplo. A educação online é muito apropriada para transmitir conteúdos teóricos, mas sendo virtual, muito aspectos práticos são impossíveis de ser comunicados via online. Contudo, a educação online pode ser interativa, não somente através da mídia eletrônica, mas através de dar oportunidade à prática no ambiente físico e relacional, mas ainda assim, monitorando o aproveitamento através das tecnologias que utiliza.

Educação online é uma realidade em nosso mundo e certamente veio para ficar. Tomando-se cuidado para não se exagerar com automatização do ensino, é uma ferramenta de muito valor, que além de tudo, fez a educação se tornar mais acessível, tanto por derrubar as barreiras físicas, mas também econômicas, porque a educação online de fato é muito mais barata.

O Instituto Teológico Simonton é uma escola teológica online que oferece todos os benefícios da educação online ao preparar homens e mulheres para o ministério sagrado. Se você deseja maiores informações sobre os nossos cursos, dirija-se ao nosso web site, clicando no link abaixo:

clip_image004

http://itsimonton.tripod.com

No comments:

Post a Comment