Wednesday, February 15, 2012

Quem Está Pronto Para Estudar Teologia?

Pelo Rev. Jose Oliveira, M. Div.

estudar teologiaJá dizia o Eclesiastes: “Para tudo há tempo debaixo do sol”. Com respeito os seus estudos teológicos não é diferente. Alguns estão prontos para iniciar sua jornada, outros não ainda, e outros nunca estarão. O plano que o Espírito de Deus, que habita em você, tem para a sua vida exerce um papel importante nisto. O Espírito de Deus não determina que você tem que estudar Teologia ou seguir outro campo de estudo qualquer para cumprir o plano dEle. Ele tem objetivos para sua vida que o levam andar segundo a vontade de Deus, mas qual a carreira ou campo de estudo para sua vida, você é quem escolhe. Claro, se essa carreira ou campo de estudo é contra a vontade de Deus em geral, o Espírito de Deus não o ajudará nesta direção. Portanto, a primeira questão, talvez, não seja se você está pronto para estudar teologia, mas se é isso que você quer. Se você desejar estudar Teologia, é bastante provável que você terá o endosso do Espírito de Deus, desde que Ele quer espiritualizar a sua vida, e, teologia, ainda que possa ser estudada sem espiritualidade, se encontra sim, no campo espiritual. Quais são, portanto, algumas indicações de que você está pronto para estudar teologia.

Um dos sinais de que você está pronto para estudar teologia é, obviamente, se você tem interesse por teologia. Há pessoas que não possuem o mínimo interesse em Teologia. Elas podem até serem assíduas leitoras da Bíblia e livros religiosos, mas não se interessam por teologia. Somos pessoas diferentes umas das outras com diferentes inclinações, preferências e interesses. Não há nada de errado se você não tem interesse por estudar teologia, porque isto não é para todos. Mas, isso é um problema se você não tem interesse por Deus – aí é diferente, porque estudar teologia não o salva, mas crer em Deus e seguir a vontade dele como nos ensinou Jesus, sim salva e isso é mais importante do que estudar teologia. Agora, se você tem interesse por teologia, talvez isso seja um sinal de que você deva seguir nesta direção, mas isso depende da intensidade de seu interesse. Se o seu interesse é ocasional, infrequente e existem outras áreas de estudo que chamam a sua atenção com mais frequência, talvez esse interesse não seja suficiente para você prosseguir e estudar teologia especificamente. Mas se o seu interesse por teologia é grande, isto é, se você não tem medo e até gosta de ler os grossos livros de teologia sistemática, e fica, quem sabe, horas a fio lendo-os, noite adentro, então este é um bom sinal de que você deva estudar teologia mais seriamente. Se você em vez de comprar livros devocionais, compra livros que tratam de temas teológicos específicos, se você também gosta até mesmo de escrever e conversar sobre teologia, então, quem sabe, você está destinado a ser um teólogo.

Se você sente um chamado para atuar no campo ministerial, seja com pastor, missionário ou obreiro, então, você deve considerar seriamente a possibilidade de estudar teologia, pois, os estudos teológicos lhe preparão melhor para atuar nestas áreas ministeriais. Gostaria de deixar claras três coisas a este respeito: 1) O chamado ao ministério, maioria das vezes precede qualquer estudo ou preparação formal. Samuel, Jeremias, João Batista, foram chamados ao ministério bem cedo nas suas vidas, quando tinham nenhuma ou pouca preparação para tal. Jeremias até mesmo replicou a Deus: “Eu sou apenas uma criança”. 2) Preparação espiritual para o ministério é diferente de preparação teológica. A primeira vem do Espírito de Deus que habita em você, a segunda dos livros de teologia. 3) Uma pessoa pode exercer o ministério pastoral sem o estudo teológico, pois o que mais importa, neste aspecto, é o chamado e a capacitação de Deus, Mas Deus utiliza o estudo teológico para melhor preparar os seus servos e assim poder capacitá-los melhor para o ministério. Assim, se você tem um forte chamado ao ministério, você deveria considerar seriamente estudar teologia. Não é essencial, mas é importante.

Por último, se você já está exercendo o ministério sagrado em qualquer área, estudar teologia, formalmente ou informamente deve ser parte da sua vida. Todos nós temos ouvido das cômicas e tristes situações que alguns obreiros se encontram ao desempenharem suas funções, especialmente na pregação, pregando doutrinas sem nenhum suporte teológico, racional ou bíblico. Muitos cristãos se sentem envergonhados pela atuação destes obreiros despreparados, simplesmente por que não se empenharam em estudar um pouco mais de teologia. Se você não quer ser um destes, deveria fazer planos para se matricular em uma escola teológica de respeito (se é pastor, mas ainda não tem um grau teológico), e se você já se graduou em uma escola teológica, deveria prosseguir em seus estudos, quer informal, atualizando-se frequentemente, quer formal, participando em um programa de pós-graduação, mestrado ou doutorado. Se você é ministro duas coisas são bastante importantes: servir e aperfeiçoar-se para servir melhor. Estudar teologia pode lhe ajudar em ambas.

Você esta pronto para estudar teologia? Se você tem um interesse especial por teologia, pode estar; se você tem um chamado ao ministério deveria estar; se você já exerce o ministério sagrado, precisa estar. Ninguém, mas somente você pode responder adequadamente esta pergunta. O exposto acima é são apenas algumas observações para que você possa chegar às suas próprias conclusões.

O Instituto Teológico Simonton é uma escola online, que se abre para todas as pessoas que se interessam por Teologia, seja por satisfação pessoal, para a preparação ministerial ou para o aperfeiçoamento do ministério pastoral. Temos programas de Mestrado, Bacharelado e Básico em Teologia, e Bacharel em Filosofia. Se você desejar maiores informações sobre nossa escola, por favor, siga o link abaixo:

http://itsimonton.tripod.com

itsimontonlogo

No comments:

Post a Comment