Sunday, February 5, 2012

As Parábolas de Jesus

pelo Rev. Jose Oliveira, M. Div.
parabolas de JesusEmbora as parábolas fossem antes utilizadas ​​para ensinar as verdades religiosas, Jesus foi o único que as utilizou com tal mestria e autoridade que fez as parábolas do Novo Testamento para sempre famosas. Não obstante as parábolas de Jesus sejam belas comparações extraídas de experiências comuns da vida, não são fáceis de entender, sendo muitas vezes a causa de doutrinas bastante estranhas, por carecer de uma interpretação eficaz. Por essa e outras razões, uma boa hermenêutica para o entendimento das parábolas é muito necessário antes de usá-las na teologia. Nesta oportunidade, vamos concentrar nossos pensamentos em três aspectos importantes do estudo e interpretação das parábolas que certamente nos ajudarão a compreendê-las melhor.
A função das parábolas de Jesus
Em primeiro lugar, estejamos conscientes, uma vez por todas, que Jesus não usou parábolas para apenas entreter seu público. Ele as utilizou principalmente como um método de ensino. Em cada uma delas ele quis transmitir um ensinamento específico. Nas parábolas de Jesus encontramos o seu ensinamento sobre os principais temas do seu Evangelho: salvação, oração, perdão e vários outros. As Parábolas deram a Jesus a oportunidade de ensinar profundas verdades espirituais através um meio simples que qualquer pessoa com um genuíno interesse espiritual podia entender; mas que, ao mesmo tempo deixava na ignorância aqueles que estavam ouvindo apenas com os ouvidos da carne. As parábolas que Jesus nos contou são muito mais que lindas histórias e sempre atuais; elas contêm seus maravilhosos ensinamentos aos seus discípulos de todas as gerações, incluindo nós, no Século 21!
A Interpretação das Parábolas de Jesus
Parábolas, como gênero literário, pertencem à classificação geral das analogias, mas é um erro interpretá-las como fábulas ou alegorias, nas quais a opinião subjetiva do intérprete pesa muito, atribuindo um significado especial para cada pequeno detalhe nas parábolas. A melhor maneira de interpretar uma parábola é identificar seu ponto principal e deixá-lo governar a compreensão de todos os demais aspectos do seu corolário. Por exemplo, na Parábola do Bom Samaritano, os intérpretes podem se perder se tentarem dar um sentido especial a cada mínimo detalhe, e esquecendo-se que o principal objetivo dessa parábola era responder a pergunta feita a Jesus pelo escriba: "Quem é o meu próximo? "- isto é, qualquer um em necessidade.
A Aplicação das Parábolas de Jesus
Embora qualquer aplicação espiritual de um ensinamento religioso é eminentemente pessoal, às vezes significando coisas diferentes para diferentes pessoas, não se deve tomar muita liberdade ao aplicar as parábolas na vida pessoal. Um dos maiores perigos a este respeito é entender e aplicar uma parábola à sua vida, literalmente. Por exemplo, na parábola do Tesouro Escondido, alguém pode ficar tão impressionado com o "tesouro", ao ponto de pensar que Deus está revelando que ele ou ela vai receber um tesouro material, como uma herança ou ganhar na loteria. Este e outros tipos de aplicações literais só trazem frustrações, porque não são a finalidade primeira da parábola. Na aplicação das parábolas à vida pessoal, lembremos sempre que Jesus no-las deu para transmitir um ensinamento espiritual.
As parábolas de Jesus foram pronunciadas para ensinar verdades espirituais através da comparação com os fatos da vida cotidiana. Jesus as utilizou para, entre outras coisas, assegurar que qualquer pessoa realmente interessada pudesse beneficiar de seu ensino, não somente as cultas. Outrossim, queria estimular as pessoas a pensarem por si mesmas, e ao fazê-lo, permitir que o Espírito de Deus nelas falasse a cada um individualmente. Com suas parábolas Jesus despertou a curiosidade, imaginação e o pensamento crítico dos seus discípulos. Na interpretação de parábolas, a palavra de ordem é "Descubra o ponto principal!" e não se aventure em dar um significado especial para cada pequeno detalhe.
Na classe de Hermenêutica os alunos do Instituto Teológico Simonton aprendem os princípios de interpretação para os vários tipos de gêneros literários nas Escrituras, que lhes permite interpretá-los com bom-senso e segurança, e usá-los eficazmente, seja para aplicação pessoal ou ensino público. Se você gostaria de saber mais sobre o ITS, siga o link abaixo:
http://itsimonton.tripod.com
itsimontonlogo

No comments:

Post a Comment