Thursday, March 15, 2012

ASPECTOS DA UNIÃO ENTRE HOMEM E MULHER

 

homem mulherCasamento é, tradicionalmente, a união de um homem e uma mulher, mas, modernamente, se podem encontrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em alguns países, mesmo sancionados pela lei vigente. Todavia, casamento é sempre uma instituição social. Neste artigo, contudo, gostaria de discutir não o casamento em si, o contrato social, mas a união conjugal, mais propriamente a união heterossexual, aquela entre um homem e uma mulher. Desde já aviso que não discrimino contra a união homossexual: apenas que, esta não será objeto dessa discussão. Quais são os elementos que caracterizam a união entre um homem e uma mulher? Por que, desde os primórdios da raça humana homem e mulher se unem? Sendo uma das primeiras preocupações do relato bíblico explicar a origem dessa união: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á ã sua mulher, e serão uma só carne.”

A primeira razão que encontro para união entre um homem e uma mulher é a atração animal. Antes de se falarem, antes de se conhecerem pessoalmente, é o impressão visual que estimula a atração física, presente nos seres humanos como um instinto animal. Existe algo na natureza humana, como em todo reino animal, que produz uma atração natural e mútua entre macho e fêmea. Não há dúvida que esta atração está a serviço da evolução e reprodução das espécies, mas para seres humanos é algo mais do que simplesmente instintivo, pois recebe a contribuição da vontade humana: atração que se torna desejo e desejo que se torna escolha. O instinto sexual determina a atração, mas nós seres humanos, diferentemente dos outros animais, não somos guiados somente pelos instintos, mas, através do exercício da vontade aproximamo-nos uns dos outros com o intuito de produzir e usufruir de uma experiência relacional.

A segunda razão que encontro determinante para a união heterossexual de seres humanos é a interação social. Isto não significa somente convivência social, mas a capacidade de socializar experiências pessoais com mútuo benefício. Animais possuem uma necessidade social. Esta socialização acontece de vários modos e em diferentes níveis, mas entre seres humanos, um muito importante é a relação entre um homem e uma mulher. Socialização é troca de experiências. Essa troca pode ser feita, sem dúvida, entre seres humanos do mesmo sexo, mas uma das vantagens do relacionamento heterosexual é a possibilidade de trocar experiências com alguém do mesmo nível racial, mas ainda específicamente diferente, ou seja, a diferença sexual. As trocas sociais são potencialmente muito mais significativas entre indivíduos do mesmo nível, mas substancialmente diferentes. O benefício é proporcional à alteridade e similaridade,o ideal sendo um balanceamento entre os dois. Similaridade é necessária para que haja uma base comum, para que a troca de experiências se realize, mas a alteridade é o que determina a riqueza dessa troca. Assim o relacionamento entre um homem e uma mulher é potenialmente rico nos mais diversos tipos de socialização.

O terceiro elemento que leva um homem e uma mulher se unirem é a obrigação tradicional, ou seja a força da tradição. Socialização é um fenômeno animal, mas civilização é esclusivamente humana. A força da civilização é a tradição¸sem o que civilização não é possível. A tradição seleciona os valores humanos que devem ser passados às gerações seguintes. A união heterossexual é, ainda, um importante valor moral de nossa civilização. Homens e mulheres se unem como cônjuges e formam família por que isto é o que se vem fazendo por milênios e milênios. É o esperado pelos padrões ditados pela civilização em que existimos. A quebra ou mudança da tradição não é algo simples, nem para o indivíduo nem para a sociedade; de fato é dolorosa e perigosa, causa guerras e quedas de impérios – quando pessoas ousam fazer as coisas diferentemente do que se vem fazendo por séculos... Aqueles que rompem com a tradição, num primeiro momento são considerados párias sociais; ao depois, podem até ser considerados heróis, inovadores, fundadores de novos tempos. A tradição não reconhece a excessão e teme mudança, deseja uniformidade para assegurar o status quo.

Existem muitas variáveis que definem e explicam a relação heterossexual, e estas, até mesmo pela grande multiplicidade, devem nos indicar que o que quer seja, mesmo sendo uma norma geral, não é, contudo, o único modelo, nem imprescindível, nem o melhor. Ademais, a primazia sexual na relação homem-mulher é certamente indevida, pois seres humanos são mais do simples seres sexuais, convivendo em situações importantes que não são determinadas pela sexualidade. Na relação heterossexual há inegáveis aspectos que trazem homem e mulher juntos, mas a humanidade certamente possui possibilidades de relação humana não determinada pelo sexo.

Rev. Jose Oliveira, M. Div., é pastor presbiteriano, vivendo nos Estados Unidos, e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online com cursos de teologia e filosofia nos níveis de Mestrado, Bacharel e Básico. Se você deseja mais informações sobre nossa escola, por favor clique no link abaixo:

http://itsimonton.tripod.com

itsimontonlogo

No comments:

Post a Comment