Wednesday, March 14, 2012

Os Mais Nobres Aspectos do Amor

Pelo Rev. Jose Oliveira, M. Div.

amorAmor é o mais nobre e menos compreendido sentimento humano. Logo de início, reconheçamos que até mesmo a definição de amor é difícil. Amor já foi comparado com quase tudo na vida, mesmo com coisas que claramente não tem nada a ver com amor. Por exemplo, a confissão de um amante: “Eu a matei por que a amava muito”. É isso amor? Certamente existem muitas diferentes maneiras de definir amor, mas, nesta oportunidade eu gostaria de apontar o que, em minha opinião, são os mais nobres aspectos do amor.

Primeiro: Amor é decisão. Paixão pode ser um sentimento; sexo é resultado de uma atração, mas creio que uma das palavras que melhor define amor é decisão. Algumas pessoas podem discordar disso, pois pode lhes parecer que definir amor como decisão é fazer dele algo muito racional e nada romântico. Sim, em minha opinião, amor é inteligente; e, romantismo não é um atributo do amor, mas sim um tipo de relação, a romântica, aquela entre um homem e uma mulher, por exemplo. Romantismo não pode ser um atributo do amor, pois o “amor romântico” é apenas uma expressão do amor universal. Amar é uma decisão de dar um lugar importante ou fazer alguém ou algo importante em sua vida. Quando Deus decidiu criar o ser humano, foi uma decisão de amor, pois o ser humano se tornou importante para Deus. Amar é fazer alguém, além de você mesmo, importante para você, na sua vida. Jesus disse que devemos amar a todos; isso só é possível quando considerarmos todos os seres humanos como nossos irmãos e irmãs, pois somos todos filhos criados pelo mesmo Deus, tendo todos, portanto, a mesma importância diante de Deus. Você pode amar a quem desejar, por que isso depende somente de uma decisão sua. Assim, por que não amar a todos?

Segundo: Amor é devoção. Devoção, como a maioria de nós sabe, está relacionada a devoto, ou seja, aquilo que é de-voto. O que é votar? Votar possui o sentido de compromisso. Quando você faz um voto, você assume um compromisso. Quando você vota em algum político para algum cargo, você está se comprometendo com aquela pessoa e o seu programa político; você esta dando o seu voto de apoio. Devoção é devotar-se a alguém; é prometer a si mesmo o seu apoio àquela pessoa. No caso do amor, é a promessa de que você apoiará essa pessoa incondicionalmente. Isso não significa que você irá corroborar os erros dessa pessoa, mas significa que você vai amá-la, mesmo quando ela estiver errada. Significa que você não vai abandonar essa pessoa (como muitos fazem) quando errar. Se Deus nos abandonasse por causa de nossos erros, ninguém poderia contar com o amor de Deus, pois todos nós erramos. Amor é devoção, compromisso, apoio que continua apesar das falhas, sejam nossas ou da pessoa amada. Foi por isso que o apóstolo Paulo disse: “O amor jamais acaba”, porque o amor não esmorece diante de nada. Nossa primeira e maior devoção é a Deus. Mas, se você ama a Deus, você já descobriu que a maneira de mostrar isso é se devotando ao bem comum, de cada ser humano -- em outras palavras, amar a todos!

Terceiro: Amor é dedicação. Para alguns, dedicação e devoção seriam a mesma coisa. Mas eu vejo uma diferença importante: devoção é uma atitude, uma promessa, um voto; dedicação é ação, comportamento, atuação – é entrega. Qual é a diferença entre promessa e entrega? É que a última dá substância à primeira. Amar é entregar-se, é dar-se a alguém; é ser meio de bênçãos aos outros. Um grande exemplo de dedicação é o das mães em geral. Uma mãe se entrega aos filhos de uma maneira tão completa que algumas vezes chega às raias da irracionalidade. Jesus, contudo, é o nosso supremo exemplo, pois ele dedicou sua vida completamente para o benefício espiritual de todos os seres humanos. Dele, foi uma entrega tão absoluta que o fazia algumas vezes se esquecer das coisas básicas da vida, como, comer, beber, dormir, descansar... Amar é uma entrega radical e sem esperar compensação, pois a compensação de quem ama é dar amor e a satisfação de ver a pessoa amada ser abençoada com esse amor. Verdadeiro amor revela uma entrega sacrificial – não importa o quanto custe, mesmo que a vida do amante, pois o amor entrega a própria vida por amor de quem se ama, pois não há dedicação maior do que o amor.

Eu seriamente acredito que decisão, devoção e dedicação são os mais nobres e importantes aspectos do amor. Amor não é um capricho infantil ou romântico. Amar é tornar alguém importante para você, na sua vida. Amar não é algo inconsequente do tipo, “se der eu faço”. Amar é devoção, é compromisso, apoio sério e incondicional. Amar não é egoísta, ao contrário, é dedicação incansável, entrega de si mesmo ao outro. É entregar-se de alma e coração ao serviço do próximo, o que revela um amor supremo à vontade de Deus, pois é da vontade de Deus que amemos uns aos outros indistintamente. Amor é, de fato, o mais nobre e importante sentimento humano. Somente quando realmente amamos aos outros é que somos felizes. Lembremo-nos sempre: o amor jamais acaba; o amor é incondicional, e o amor é impagável. Finalmente, tenhamos em mente que, se ao compararmos nosso amor com o acima, e ficar aquém do mostrado acima, isso não significa que não amamos, mas significa que nosso amor é, como cada um de nós, imperfeito, e que o perfeito amor é um alvo que aprendemos com Deus em Jesus Cristo.

Rev. Jose Oliveira, o autor deste artigo, é ministro presbiteriano, vivendo nos Estados Unidos, e o diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online com programas de Mestrado, Bacharel e Básico em Teologia e Filosofia. Se você gostaria de mais informações sobre os cursos de teologia e filosofia em nossa escola, por favor, clique no link abaixo.

http://itsimonton.tripod.com

2 comments:

  1. Rapaz,que profundidade de análise sobre amorísto deveria ser lido por todos,pena que por em prática é algo difícil e penoso o que faz com que as pessoas nem tente,o que me tem decpcionado muito , com meu trabalho vejo qto as pessoas sabem o que fazer, mas tb.o qto não fazem.Deus permiya que todos qtos lerem pelo menos tentem praticar,Parabéns profundas palavras excelente didática.Abraço Suely

    ReplyDelete
  2. Hello, Suely,
    Muito obrigado por seu comentário. Nós, seres humanos trazemos a Eternidade dentro de nós. Assim, podemos ter uma idéia profunda da boa, agradável e perfeita vontade de Deus, mas somos incapazes de perfeitamente traduzí-la em nossas vidas. Você está certa; às vezes o alvo é tão alto que nem tentamos alcançar. Isso é realmente triste, porque Deus não está interessado em que perfeitamente façamos a Sua vontade, mas sim que nos esforçemos por fazer o que estiver ao nosso alcance. Se a prática ainda não traz a pefeição, pelo menos traz o apefeiçoamento. Abraços, admiração e respeito. Grande Suely!

    ReplyDelete