Sunday, March 10, 2013

Ler a Biblia com Ajuda da Teologia


Uma das mais interessantes questões acerca da relação entre Teologia e a Bíblia é: A Bíblia produz teologia ou a Teologia produziu a Bíblia? Não há dúvida que existe um relação estreita entre as duas. Muitos teólogos não hesitarão em dizer que a Bíblia é uma das fontes da teologia; e não há como negar isso. Mas, por outro lado, é também verdade que os escritores da Bíblia, ao escreverem seus escritos o estavam fazendo devido a uma curiosidade teológica. E assim, nos deparamos com a antiga e de muitas maneiras muitas vezes respondida pergunta a respeito da Teologia: O que  é teologia? Não é difícil definir teologia; a partir de sua configuração etimológica, logo sabemos que theos - Deus, logia - estudo; portanto, o estudo de Deus. Já definir a Teologia é outra tarefa, muito mais difícil. A Teologia começa com uma pergunta a respeito da transcendência humana: "Para onde vou daqui?" "Existe vida após a morte?" Foi observando a cessação (e renovação) da vida na natureza e a dos seus semelhantes, que o homem começou a fazer teologia, ao buscar respostas para o pós-vida. Os escritos da Bíblia surgem em uma época em que muito poucos fenômenos eram explicados pela Ciência. Aquela era uma época intuitiva, não científica como os nossos dias. E naquela época, a existência de Deus ou deuses era amplamente aceita e quem ousava dizer que Deus ou deuses não existia, era considerado "néscio", como Salmos afirmam. Assim, podemos dizer que no tempo em que a Bíblia começou a ser escrita, Teologia estava bem avançada. Desta maneira, podemos também dizer que a Bíblia, é produzida pela Teologia, que esta, em conseqüência, produziu muita teologia, e não só a Bíblia, mas outros escritos religiosos igualmente.
Portanto, podemos dizer que quando você lê a Bíblia o faz por um impulso teológico, ou seja, este desejo de saber mais de Deus, obter respostas para perguntas cruciais, e organizar a sua visão de mundo de uma maneira aceitável. A Teologia pode lhe ajudar a ler a Bíblia, em primeiro lugar por que dela provém essa "motivação teológica", essa busca de Deus. Ler a Bíblia com a ajuda da Teologia é lê-la com um espírito investigativo, fazendo-lhe perguntas e buscando respostas. É deveras interessante: A Teologia nos impulsiona a perguntar à teologia bíblica. Basicamente, a ajuda que a Teologia provê é nos oferecendo uma idéia de Deus. A idéia de Deus que encontramos na Bíblia não é unificada. Muitos estudiosos tem visto esforços editoriais nos grandes conjuntos da Bíblia, especialmente o Pentateuco, para oferecer uma visão unificada de Deus a partir de diferentes fontes que O viam de maneira distintas. Essa fabricação de uma visão unificada de Javé, ajudou na unificação religiosa e nacional de Israel, desde que muitos a aceitaram como revelação, mas somente no período pós-exílico. Entretanto, isso foi uma tentativa retrogressiva de tentar impor a visão monoteísta sobre sobre escritos que eram originalmente politeístas. A grande contribuição teológica do Antigo Testamento é apresentar a fé monoteísta, em um só Deus . Já a apresentação feita de Israel como uma nação monoteísta parece ser uma fabricação sacerdotal no tempo do exílio. A fé monoteísta em Israel, era de fato, minoritária e das elites; o povo, em geral era, como hoje, afeito às superstições e adeptos do politeísmo, talvez pela simples razão matemática que ter vários deuses parece ser mais vantajoso do que ter apenas um.
Ler a Bíblia com a ajuda da Teologia , é, como já vimos, admitir o transcendente, e, portanto, é também se abrir ao sobrenatural. A Teologia trabalha de mãos dadas com a fé. É é assim que ao ler a Bíblia com lentes teológicas deparamos com este tremendo conceito da Encarnação. A Encarnação apresenta um novo movimento divino para a reflexão teológica. Antes o homem estava acostumado a pensar na sua partida deste mundo, no seu encontro com Deus na eternidade, mas agora através da Encarnação algo inteiramente novo acontece. Deus desde a eternidade vem ao encontro do homem na pessoa de Jesus de Nazaré. Isso era inaudito. Os crentes da dispensação do Antigo Testamento sabiam que Deus se revelava pelos profetas, anjos e sinais, mas nunca poderiam imaginar que o próprio Deus pudesse vir habitar com os homens.  A encarnação é uma linda demonstração de como a transcendência humana encontra a condescendência divina. A mensagem da Encarnação não poderia ser mais inequívoca. Já não é mais uma questão se saber-se se Deus existe ou não, a mensagem da Encarnação é uma prova irrefutável do interesse de Deus por suas criaturas: "Deus amou ao mundo de tal maneira que enviou o Seu filho Unigênito, para que todo que nele crê tenha a vida eterna". Em Jesus, Deus disse: "Eu estou aqui.". Essa é a mensagem da Encarnação: Deus está presente; esta é mensagem que a Teologia vê, por que mesmo quando Jesus ressuscita e ascende aos céus ele diz, "Não os deixarei órfãos" e nos mandou a cada um de nós, o Espírito da Promessa, que habita em cada um de nós, e assim Deus, como a no tempo de Jesus, e de uma maneira muito mais pessoal, individual, íntima e particular, é, novamente, Emanuel, Deus-Conosco.
Mas a Teologia captou a mensagem da Encarnação em outro aspecto também, uma identificação mais precisa do Deus que foi revelado na Encarnação. Deus foi conhecido no passado como Criador, o Deus dos Exércitos, o Todo-Poderoso e tantos outros nomes que revelam diversificados aspectos de seus atributos; mas, foi através da singela relação de Jesus com Deus onde de fato reconhecemos e aprendemos a chamar Deus de Pai, como de fato Ele é. Jesus dizia quando orava, "Meu pai", e quando se referia a Deus aos seus ouvintes, também dizia : "Vosso Pai" e quando nos ensinou a orar, ele disse, "mas vós orareis assim, PAI NOSSO, que estás nos céus... " No passado, em Israel, e em outras nações, as pessoas se referiram a Deus ou aos deus como "pai" ou "pais", mas não era em um sentido pessoal como Jesus nos ensinou; naqueles tempos era assim como chamar ao rei  de "meu pai", chamava-se a Deus de Pai no sentido de patrono e protetor, mas não como fruto de um relacionamento pessoal. Mesmo na época de Jesus, os discípulos, reverentes, não se atreviam a chamar Deus de Pai e Jesus mesmo foi criticado por assim chamá-Lo. Não foi até quando do derramamento do Espírito, quando a presença de Deus, intima, pessoal, veio habitar cada indivíduo, é que o crente está habilitado a chamar de Deus de Aba, Pai. A Teologia lê a Bíblia e reflete nestes movimentos de Deus na história e chega a conclusão que, de fato, todo ser humano que hoje  quiser conhecer a Deus, não precisa fazer nada além de olhar para dentro de si mesmo, pois ali, dentro de si, pelo Espírito, está Deus.
A Teologia, essa curiosidade natural que todos temos a respeito do transcendente, é algo que recebemos de Deus com o dom da personalidade. Animais não se perguntam o que virá depois desta vida... E desde o princípio, a teologia se aliou à fé, e aos poucos recebeu maior revelação. Jesus é a máxima de revelação de Deus que este mundo jamais receberá do Deus-Pai. Deus certamente é infinito e certamente seu ser abrange aspectos que sequer imaginamos...Mas a máxima revelação que temos de Deus é como uma Pessoa e uma Pessoa que é Pai. É assim porque dEle recebemos o dom da personalidade (portanto pessoais como Ele é) e através de Jesus, nos reconhecemos como seus filhos e o chamamos de Aba, Pai! Hoje se fala muito em "fazer teologia", ou "teologar" e há muita mistificação da Teologia. Teólogo passou a ser uma pessoa muito temida, pois afinal ele ou ela, sabe "tudo" a respeito de Deus... Na verdade, a Teologia está em cada um de nós, é simplesmente essa curiosidade que temos a respeito da vida, com respeito à sua transcendência. Para receber a ajuda da Teologia ao estudar Bíblia, você necessita três coisas: fé, curiosidade e honestidade. Jesus disse: "creia em Deus, creia em mim também"; ele também disse "quem busca, encontra" e finalmente ele disse, "nada podemos contra a verdade, senão a favor da verdade". 


Rev. Jose Oliveira

O Rev. Jose Oliveira é um ministro presbiteriano, fundador e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online oferencendo programas se Teologia nos níveis Básico, Bacharel e Mestrado. Se você estiver interessado em estudar Teologia Online, clique abaixo:
http://itsimonton.tripod.com/

No comments:

Post a Comment