Saturday, March 9, 2013

Ler a Bíblia com Ajuda da Bibliologia


Bibliologia é o estudo da Bíblia. Ler a Bíblia segundo a Bibliologia significa entender a Bíblia segundo as “evidências internas e externas" que ela oferece. Uma gama muito ampla de conclusões pode se extrair desse estudo, pois todo estudo traz em si a opinião subjetiva do "sujeito" que estuda. Assim as opiniões a que se podem chegar são também diversificadas, desde as mais conservadoras, às mais liberais.

Uma dessas conclusões é o fundamentalismo radical que vai entender a Bíblia como a "Palavra de Deus", literalmente, verbalmente inspirada por Deus, infalível, sem erro algum. Neste caso, a Bíblia é aceita como a ipisissima Vox Deo , ou seja a mesmíssima voz de Deus. O outro extremo é considerar a Bíblia como um livro humano qualquer e declarar que ela não é mais importante em si mesma do que qualquer outro livro humano. Os cristãos "praticantes", em sua maioria, doutrinariamente professam a primeira destas opiniões, mas, quando confrontados as dificuldades que essa opinião traz, geralmente admitem fatos que contrariam esta ortodoxia radical. Por outro lado, igualmente, os "liberais" que consideram a Bíblia como outro livro qualquer, não podem explicar os fenômenos sobrenaturais que ocorrem relacionados com este livro.

Alguns conservadores, cientes das dificuldades que a Bíblia possui, afirmam a infalibilidade dos manuscritos originais, ou seja os autógrafos, não a dos atuais manuscritos ou versões. Contudo, esta posição não é verificável, pois nenhum dos autógrafos da Bíblia sobreviveu aos nossos dias. Assim, esta é uma posição exclusivamente fideísta, isto é, substanciada exclusivamente pela fé, em nada diferente da afirmação básica do Cristianismo, que Jesus é Filho Deus enviado a este mundo para nossa salvação. O problema com a posição liberal extremista é que pretende extirpar da Bíblia tudo que é sobrenatural, por não ser verificável, e assim ignoram que a Bíblia é um livro mormente sobre fé. A validação da fé é experiencial, não científica. É o resultado benéfico que a fé traz para a experiência de uma nação, grupo social (igreja) ou pessoa, o indivíduo, que importa. Isso pode ser histórica e socialmente avaliado, mas, claro, sujeito às pressuposições de quem analisa.

 Na verdade, as duas posições não se diferenciam muito quando analisadas no que possa ser a motivação principal de cada uma. O fundamentalismo radical deseja segurança de que sua profissão é correta, e neste intuito, utiliza o dogma (que é aceito sem discussão) para afirmar essa segurança. O liberalismo radical também quer segurança, mas aquela humana, da razão e do intelecto, que possam ser comprovados categoricamente. Aí, existe um outro dogma, o racional, o intelectual, que tem sido constantemente desafiado pelo sobrenatural e pela experiência.

Em um nível mais profundo, vamos descobrir que na verdade, o dogma assegura o poder: quem formula o dogma tem o privilégio de ser o "dono da verdade" e controlar até o que os outros pensam e crêem. Grupos sociais (como religiões, seitas, igrejas) necessitam primeiro, de fatores comuns para se associarem, depois necessitam de ordem para se tornarem efetivos e, finalmente, precisam de controle para sustentar a ordem estabelecida. E, quem formula o dogma, ou quem se torna o seu defensor, tem o controle, o poder. Se olhamos para a vida de Jesus observamos que ele tinha uma relação bastante independente com o  poder humano, fosse esse das autoridades estabelecidas ou aquele que lhe fosse oferecido. Jesus somente reconheceu o poder Deus, à qual vontade, pela fé, ele veio ensinar a obedecer. Nada obstante, ele não se rebelou contra os poderes estabelecidos porque não representavam a vontade de Deus, ao contrário, se submeteu a eles, sabendo, pela fé, que o  soberano poder de Deus governa nos "reinos dos filhos dos homens".

Ler a Bíblia com a ajuda da Bibliologia, deveria nos conscientizar de que a Bíblia contém conflitos de várias ordens que são racionalmente irreconciliáveis... Contudo, admitir que a Bíblia possua erros, não é descartar a sua vital importância para a Humanidade, como Jesus afirmou... "minhas palavras não passarão".  A Bíblia, segundo alguém colocou, não é a palavra de Deus, mas é o registro da palavra de Deus. Eu, contudo diria: a Bíblia contém registro de palavras de Deus. Isso quer dizer que a Bíblia, para mim, também contém palavras que não são de Deus. Mas não posso provar isso racionalmente, é a minha fé que me atesta isso. Fé é experiencial; não há duas manifestações de fé idênticas: são como as nossas impressões digitais. O benefício da Bíblia, sendo um livro que registra a História da Salvação, ou seja uma história da fé em Deus, será sempre proporcional à fé do individuo.

Em minha convicção, existe uma "Palavra de Deus, viva e eficaz" e essa é a Palavra do Espírito de Deus que fala ao coração de cada ser humano. Mas essa palavra, dada ao ao nível do nosso sub-consciente, raramente se torna consciente como os nossos pensamentos. É ai que a Bíblia e outros livros que trabalham o consciente a nível da fé, podem e realmente fazem a tradução da Palavra de Deus em nosso espírito, para a nossa consciência. Assim eu diria que a Bíblia é uma livro útil à Palavra de Deus, por que é um livro que registra a fé em Deus de homens em mulheres. Dessa maneira, a Bíblia é um instrumento para a ressonância da Palavra de Deus comunicada  no sub-consciente pelo Espírito, mas  que agora ressoa no consciente. 
Outros livros que contém testemunho da fé em Deus também podem ser instrumentos, mas a Bíblia, pela sua característica sagrada e fideísta, é, sem dúvida, dentre as religiões evolucionárias, o instrumento mais eficaz no processo de revelação, precisamente por conter os ensinos de Jesus. Sim, o que faz a Bíblia tão especial são, de fato, os ensinos de Jesus, sem os quais, ela perderia em muito a sua característica de universalidade

Rev. Jose Oliveira

O Rev. Jose Oliveira é um ministro presbiteriano, fundador e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online oferencendo programas se Teologia nos níveis Básico, Bacharel e Mestrado. Se você estiver interessado em estudar Teologia Online, clique abaixo:
http://itsimonton.tripod.com/

No comments:

Post a Comment