Thursday, February 14, 2013

O QUE É “AMAR DE VERDADE” ?

Primeiramente, deixe me dizer que se não amar de verdade, não é amar, por que a verdade é essencial ao amor. Não há amor à parte da verdade. Amor é aquele que é verdadeiro por natureza, se o amor não é verdadeiro, não é amor, porque não há “amor falso”; se é falso, não é amor. Porém, não suba neste cavalo com tanto ímpeto que caia do outro lado. Verdade é necessária ao amor, mas por ser verdadeiro, não significa que o amor é perfeito. A perfeição do amor é relativa à perfeição do seu agente; e, perfeição absoluta só existe na Trindade; portanto amor absolutamente perfeito só pode ser encontrado no Pai, no Filho, e no Espírito. Desta maneira, o amor pode ser genuíno, mas ainda imperfeito, e, como sabemos, assim é o amor humano. Portanto, “amar de verdade” não existe; existe simplesmente amar. Assim, se quisermos saber o que é amar, simplesmente devemos refletir nas caracteristicas do Amor. Dentre as muitas, gostaria de apresentar três:

1. O AMOR É ESSENCIALMENTE ALTRUÍSTA.
“Altruísta” é o oposto de egoísta. Egoísta é aquele que põe a si mesmo antes de tudo e todos; o altruísta é aquele põe o semelhante antes de si mesmo. Jesus é o nosso maior exemplo de altruísmo, pois sempre pensava nos demais antes que em si mesmo. Um dos seus melhores imitadores foi o Apóstolo Paulo que disse “Ninguém se preocupe comigo mais do que em vê, ou de mim ouve”. Ele não queria que o cuidado com ele fosse exagerado. Muitos hoje querem amar para receber amor em troca. Quem ama não negocia o seu amor. Ama mesmo quando não é amado, por que amar faz parte de seu caráter -- lhe é impossível não amar. Contudo, não é mau querer ser amado; mas amor não é algo que pode ser exigido; amor atrai amor, portanto se queremos ser amados, a única coisa que podemos fazer é amar.

2. O AMOR É ESSENCIALMENTE DOADOR.
Doar de si mesmo, voluntária e desinteresssadamente é uma das características mais exclusiva do amor. Doar é diferente de emprestar, investir ou vender. Quem empresta quer de volta, quem investe quer dividendos e quem vende quer ter lucro. Doar não busca nada disso. Doar é, eu diria, sinônimo de Graça, como ensinada na teologia cristã: um favor necessitado, imerecido (ainda que eu não goste muito de utilizar este termo pois se aplico ao meu amor, pode parecer soberba e orgulho, diminuindo o seu recipiente), impagável, e, muitas vezes não-solicitado. Isto, eu diria, é a essência do amor de Deus e o modelo para o nosso amor. Quem ama dá de si mesmo ao seu semelhante. Amar é partilhar a sua vida com os demais.

3. O AMOR É ESSENCIALMENTE BENÉFICO.
Porisso, vamos logo de início, dizer que não existe “vingança por amor”; sacrificar e perder a própria vida por amor de outros pode ser uma expressão de amor, mas eu estou completamente convencido de que o amor não causa danos com malícia, nem a si mesmo nem a outros. Amor “não vira ódio”, o amor sempre procura o bem do semelhante, mesmo antes que o seu próprio, mesmo após ser ferido. É esse o ensino de Jesus: “Se lhe obrigarem andar uma milha, vai com ele duas”. “Amai aos vossos inimigos; se amais somente aos que vos amam, que vantagem há nisto?”. O amor é ativamente benéfico; não simplesmente se abastém de causar mal alguém, mas principalmente procura o bem do semelhante em primeiro lugar. Como diz o ditado, “Fazer o bem sem olhar a quem”.

Assim, queridos, “amar de verdade” é simplesmente amar. A verdade é essencial ao amor. Se o amor não for verdadeiro, não é amor. Para aqueles que tem alguma dificuldade de reconher o amor, neste artigo oferecemos três características inconfundíveis do amor: éle é essencialmente altruísta, procurando o bem dos demais, mais do que a si mesmo; é doador, no sentido que dá de si mesmo sem esperar retorno algum e, por fim, é benéfico, isto é, é sempre isento de malícia -- a intenção de causar mal a alguém -- e ativamente procura o bem do próximo. Agora, seres humanos são seres complexos, capazes tanto de amor como de ódio. Se você ocasionalmente sente ódio por alguém, não quer dizer que não ame, mas pode significar que o seu amor é, como de muitos, imaturo, que você ainda não sabe amar adequadamente. Ódio e amor automaticamente se excluem; o amor não se apega ao que é mau, e é incapaz de ódio, pois o ódio é destrutivo e amor, como sabemos, construtivo. Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir (malícia) eu vim para que tenham vida e a a tenham em abundância (amor).”


Rev. José Oliveira

O Rev. Jose Oliveira é um ministro presbiteriano, fundador e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online oferencendo programas de Teologia nos níveis Básico, Bacharel e Mestrado. Se você estiver interessado em estudar Teologia Online, clique abaixo:
http://itsimonton.tripod.com/

No comments:

Post a Comment