Thursday, February 14, 2013

Amizade: Que Bicho é Este?


Pelo Rev. Jose Oliveira

Como podemos definir amizade? Algo tão belo e simples, mas um tanto quanto dificil de explicar. Nestas horas, ficamos curiosos para saber o que o dicionário diz a respeito. Veja o que o Dicionário Aurélio Sécuo XXI diz: “Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual”. Esta definição reflete a dificuldade de se explicar o que amizade é, e como destinguí-la de outros sentimentos; neste caso, o autor encontra sua distinção em que “geralmente não são ligadas por laços de familia ou atração sexual”, como que excluindo esses relacionamentos de serem chamados “amizade”. Alguém definiu amizade como “um tipo de união que tem por base a comunicação, apoio mútuo, compreensão e carinho entre as pessoas”. Essa é uma boa definição, sendo minha única objeção a palavra “união” para descrever amizade. Parece me que “união” é muito forte, muito formal e oficial para definir amizade. Para definir amizade eu buscaria as suas características mais básicas, levando em conta que amizade pode se expressar em várias circunstancias, modos e graus.

1. AMIZADE É UMA ASSOCIAÇÃO HUMANA BASEADA NA SIMPATIA MÚTUA.
A simpatia que menciono aqui não é do tipo “simpatia pra achar marido”, mas é aquela atração mútua que acontece não somente entre humanos, mas também entre alguns seres mais elevados do mundo animal. Simpatia vem de uma palavra grega que significa “unidos pelo mesmo sentimento”. Creio que a essência da amizade está neste conceito, duas pessoas se tornam amigas porque descobrem que simplesmente gostam uma da outra – existe uma simpatia mútua. Portanto, para se tornar amigo, não basta gostar da mesma coisas, é preciso gostar um do outro da mesma maneira.

2. AMIZADE É UMA ASSOCIAÇÃO HUMANA QUE SE BASTA A SI MESMA.
Amizade não requer contratos, certificados, recibos, nada disso. Amizade é a relação mais não-oficial das relacões humanas e contudo, é comprovadamente a mais duradoura. Em geral amigos amigos são feitos expontâneamente, sem nenhuma formalidade. Você não precisa pedir alguem para ser seu amigo, como pediria para uma garota ser a sua namorada. O compromisso da amizade não é oficial, obrigatório, no entando é um dos que se levam mais a sério na vida. Há pessoas que lamentam mais perder um amigo ou amiga, do que perder o marido ou a mulher. Alguns podem viver sem o amor do cônjuge, mas não podem viver sem a amizade de um amigo ou amiga. Para o amigo, basta saber que é amigo; ainda que distantes, os verdadeiros amigos nunca se esquecem e quando se encontram depois de muitos anos, parece que se viram ainda ontem.

3. AMIZADE É UMA ASSOCIAÇÃO HUMANA QUE CABE EM QUALQUER RELAÇÃO.
Deus nos pede que amemos a todos, até mesmo aos nossos inimigos, mas não pede que sejamos amigos de todos. É mais fácil se tornar um inimigo do que um amigo, pois para se tornar iniimigo, somente temos que não respeitar as diferenças, mas para para ser amigo, gostamos de uma pessoa apesar das diferenças... Isto explica a amizade entre pessoas de diferentes idades, ocupação, classe social, raça, cor, sexo e ate mesmo entre humanos e animais. A amizade incrementa as relacões oficiais da vida como as conjugais, familiares, professionais, estudantis. Desta maneira, as relações oficiais que mais perduram na vida, são aquelas que têm uma verdadeira amizade como base: casais se dão melhor no casamento quando são “amigos um do outro”, sócios são melhor sucedidos quando são também amigos, pais e filhos se relacionam melhor se há verdadeira amizade entre eles e assim por diante.

E assim, queridos, neste Dia Americano da Amizade "Valentine's Day", quis refletir no que amizade significa para qualquer um. Outras características podem ser adicionadas, mas creio que estas três são básicas para se entender este sentimento simples, valioso e muitas vezes inexplicável. Uns gostariam de dizer que amizade é simplesmente amar... Eu acredito que sem a capacidade de amar, é impossível fazer-se amigos, mas não diria que amizade é sinônimo de amor. O que distingue a amizade do amor é que a amizade tem que ser mútua, o amor não.

Rev. Jose Oliveira

O Rev. Jose Oliveira é um ministro presbiteriano, fundador e diretor do Instituto Teológico Simonton, uma escola teológica online oferencendo programas se Teologia nos níveis Básico, Bacharel e Mestrado. Se você estiver interessado em estudar Teologia Online, clique abaixo:
http://itsimonton.tripod.com/

No comments:

Post a Comment